Um túnel selado à vácuo, batizado de Hyperloop, hiper-salto, e que pode transportar passageiros e veículos, está mais próximo da realidade. Distâncias em torno de 300Km, como Nova Iorque para Filadélfia para Baltimore e para Washington, poderão ser completadas como um pulo e esse projeto já está percorrendo os corredores da burocracia governamental em busca de aprovação pelo governo dos EUA, diz Elon Musk, o criador do Pay Pal e automóvel robô Tesla.
Estamos falando do projeto mais audacioso de estrada na história americana, desde que começou a construção de autoestradas na década de 1930. Com certeza uma ideia dessa não pode ser comparada a tramitação para aprovação de um loteamento. Trata-se de conceito de velocidade que nos faz até pensar nos misteriosos buracos negros, em cujo interior ocorrem velocidades inimagináveis para nós humanos.
Com o Hyperloop será possível entrar com carro e percorrer em 29 minutos distâncias, que, hoje, são percorridas em cerca de três horas. Viagens percorridas dentro de cabines deslizantes a velocidades acima de 200km/h sobre uma plataforma sobre rodas e movidas à vácuo dentro de um túnel selado. Trata-se de um novo paradigma de transporte urbano em desenvolvimento.
Os testes realizados em um túnel protótipo foram celebrados com sucesso e champanhe. Hyperloop poderá ser uma nova maneira de mobilidade, ágil e sustentável. Elon Musk tinha muito para estar feliz depois do primeiro teste do seu modelo. Aquela demonstração feita e mostrada no YouTube aponta um caminho sem volta. Ele deu o primeiro passo dessa caminhada para um novo paradigma de mobilidade.