Sexta, 29 Novembro 2024

A Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal), da Organização das Nações Unidas, divulgou seu novo ranking de movimentação portuária de contêineres, “Perfil Marítimo e Logístico”. Dados apontam tendência dos últimos anos na América Latina de uma maior desaceleração do comércio exterior nos terminais de contêineres.

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A deterioração foi provocada pela diminuição da atividade de cinco países: Brasil (-4,4%), Panamá (-9,1%), Colômbia (-3,6%), Argentina (-6,1%) e Bahamas (-14,3%).

As baixas foram mitigadas por alguns países da região que tiveram aumentos no volume total: México (3,2%), Chile (4,8%), Peru (8,4%), Equador (4,5%), República Dominicana (8,3%), Guatemala (8,8%), Costa Rica (7,3%) e Uruguai (9,5%).

Globalmente, em 2016, o tráfego de contêineres em portos também teve um baixo dinamismo. De acordo com as estimativas da publicação Alphaliner, os volumes nos 100 primeiros portos de contêineres do mundo subiram apenas 1,8% em 2016, para 555,6 milhões de TEU (unidade de medida padrão, equivalente a um contêiner de 6,25 metros).

Há anos ocorre desaceleração da movimentação portuária média regional. Em 2012, houve avanço de 6%, mas em 2013, a alta foi de 1,3%. A desaceleração continuou em 2014 (2,4%) e em 2015 (2,5%).

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*O Dia a Dia é a opinião do Portogente

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