O fato da Apple receber licença para testar carros auto-dirigidos nas ruas da Califórnia, nos Estados Unidos, aquece mais a corrida para a mobilidade automotiva. Esses veículos há muito circulam em algumas cidades do mundo, e até ônibus já funcionam em Helsinque, capital da Finlândia.
Entretanto, a notícia divulgada pelo Departamento de Veículos Motorizados da cidade estadunidense, nesta sexta-feira (14/04), envolvendo a empresa dos Iphones, causa o tradicional sensacionalismo. Outras empresas que concorrem com a Apple na fabricação desses veículos nos Estados Unidos também já testam esses veículos.
É comum encontrar esse tipo de veículo circulando na Califórnia, pois diariamente eles rodam nos arredores do Vale do Silício. No ano passado, a Waymo - uma empresa que saiu do programa de auto-condução do Google - atingiu 1.017.389km na Califórnia. A Apple é a 30ª empresa a receber uma licença de teste. Ela recebeu permissão para testar três carros.
A complexidade da mobilidade no espaço humano, especialmente nas congestionadas áreas urbanas, exige um desenvolvimento tecnológico que supere qualquer falha humana em situações como dirigir embriagado e se deparar com um risco repentino. As estatísticas com carros auto-dirigídos mostram que um ser humano ainda precisa intervir, em média, uma vez a cada 8.000km de condução. Convenhamos, é baixa, mas intolerável.