Mais integração entre as malhas para aumentar a eficiência no escoamento da produção nacional e mais investimentos privados e públicos. Essas reivindicações foram expostas pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) para o setor ferroviário durante reunião, esta semana, do Conselho Temático de Infraestrutura (Coinfra).
A reunião tratou principalmente da renovação de cinco concessões ferroviárias, incluídas no Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) do governo federal. Houve consenso de que a prorrogação das concessões deve estar vinculada ao aumento da conectividade das malhas ferroviárias por meio do direito de passagem e da criação da figura do operador ferroviário independente.
Para a CNI, estas são as únicas formas para aumentar a competitividade do sistema e garantir fretes mais atraentes para a indústria. A entidade defende que sem o estabelecimento de um mecanismo claro para o direito de passagem, os leilões de novos trechos ferroviários serão comprometidos, a exemplo da ferrovia Norte-Sul, que poderá ficar sem um porto de escoamento e isolada do restante da malha ferroviária.