Sexta, 29 Novembro 2024

Na última semana, o ministro da Agricultura (Mapa), Blairo Maggi, em reunião com produtores rurais, se mostrou bem irritado com a logística nacional. Sobrou para as rodovias. Ele criticou: "Dinheiro que estava na mesa, de uma grande colheita, está indo para o ralo, nos buracos das estradas." Menção especial aos 100Km não asfaltados da BR-163, rodovia que é hoje a principal ligação entre uma grande zona produtora do grão, no Mato Grosso, e os portos do Norte do País.

Mapa BR163

Depois da reunião, o ministro afirmou que medidas emergenciais zerariam a fila de caminhões que se formou em trecho do Pará por causa das intensas chuvas na região. Para tratar do assunto, foi criado Grupo de Trabalho composto por representantes do Governo Federal e empresários do setor além de Comitê Gestor para atuar no local danificado.

Já o diretor geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), órgão ligado ao Ministério dos Transportes, Valter Cassimiro, informou que “o trecho da BR-163 onde há pontos críticos devido à combinação de chuvas com tráfego intenso será pavimentado neste ano”. Ele disse que a meta é asfaltar 60 quilômetros, em 2017. No ano que vem, serão asfaltados mais 40.

Até a conclusão das obras, serão adotadas medidas emergenciais, como o controle de tráfego com o “pare” e “siga”, trabalho de drenagem para escoar água da estrada, dando passagem aos veículos da via, especialmente de caminhões com cargas mais pesadas. (Com informações e foto do Mapa)


Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

topo oms2

*O Dia a Dia é a opinião do Portogente

Deixe sua opinião! Comente!