Os assassinatos nas cidades não param de crescer. Nos Estados Unidos, Chicago está entre as cidades com maior taxa de homicídio do país. Neste janeiro ocorreram 51 homicídios. Essa situação pode também mostrar ao mundo que é possível reverter o aumento da criminalidade.
Ao custo de US $ 1 milhão em ShotSpotter, para instalar centenas de sensores em áreas altamente criminosas em dois de seus distritos, agora sempre que uma arma é disparada, os policiais são imediatamente informados com a localização exata por meio desse aplicativo (app) em um smartphone.
Esse app já é utilizado em outras cidades americanas. Algumas já constataram uma redução de até 35% no número de disparos. Esse número é muito significativo, se considerarmos que muitos dos crimes são graves, cometidos por criminosos perigosos, atiradores de gangues intimidando pessoas para proteger seus territórios.
Ainda que possamos tratar as cidades como sistemas técnicos, em que um simples apertar de botão seria suficiente para fornecer dados e resolver os problemas, é preciso olhar para esses problemas e decidir qual a melhor solução. Pois cidades são muito complexas, cheias de política, cultura, comunidade e problemas perversos.
No entanto, quando se reduz a possibilidade do criminoso ocultar seu crime e de se esconder da justiça, a criminalidade também diminui. Sem sombra de dúvida, aumentar o policiamento tecnológico é um caminho irreversível na busca de mais segurança nas cidades. Os resultados mostram isso.