Sábado, 28 Setembro 2024

A Organização das Nações Unidas declarou que 2017 é o ano Internacional do Turismo Sustentável, mas, o que isso significa? Por quais motivos essa temática é importante? O que é Turismo Sustentável? As questões são feitas pelo professor Fábio Luciano Violin, coordenador do curso de Turismo da Universidade Estadual Paulista (Unesp), do campus de Rosana. 

Ele informa que o planeta tem aproximadamente sete bilhões de pessoas e dessas cerca de um bilhão realiza viagens. Mas ele explica: "O turismo não se encontra apenas nas viagens, a profissão de turismólogo engloba também o setor de eventos, meios de hospedagem, agenciamento de viagens, alimentos e bebidas, transporte aéreo, marítimos, ferroviário e rodoviário, ecoturismo, mercadologia e estratégias públicas e privadas além das áreas de preservação de espaços naturais tais como parques, reservas ecológicas, patrimônio material e imaterial entre outras possibilidades."

E ensina: "Ao se entender que o turista é aquele que movimenta-se para além de seu espaço de origem e consome deslocamento, alimentação, bebidas, estadia, cultura, lazer, infraestrutura básica (rodovias, segurança, saúde, comunicação, entre outros), dança, música, história, entre outros, observamos que as viagens compõem apenas uma parte do que vem a ser o turismo e não considera o verdadeiro tamanho do exército de pessoas e organizações que trabalham no setor ao redor do mundo e por decorrência seus impactos."

É preciso observar que não existe atividade turística sem impacto nos locais que acomodam algum tipo de atrativo, seja uma festa regional, um passeio a museu, a locação de uma chalana, a compra de peças artesanais, uma caminhada, cavalgada, pescaria, desfrute em um cruzeiro ou na beira de uma bela praia. O fato é que onde existe o turismo os espaços são impactados de modo positivo ou negativo pela atividade.

Por sua vez, sustentabilidade tem sido um tema discutido de modo recorrente nas últimas décadas e significa de modo simples o equacionamento de uma oferta que permita o equilíbrio entre o ambiente natural, os aspectos sociais e a necessidade econômica, ou seja, uma oferta que não agrida o meio ambiente, não gere exploração ou degradação de pessoas e que seja economicamente viávell.

 

 

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*O Dia a Dia é a opinião do Portogente

Deixe sua opinião! Comente!
 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome
 

 

 

ecoporto