Depois da alta de novembro, que depois de mais de três anos sinalizava retomada do otimismo entre os pequenos industriais paulistas (empresas com 10 a 49 empregados), caiu em dezembro seu índice de confiança. Nesse segmento, o indicador recuou 7,4 pontos na passagem do mês, ficando em 43,1 pontos, de volta à zona do pessimismo (abaixo dos 50 pontos).
O indicador das condições da economia brasileira teve um recuo significativo de 10,9 pontos, indo a 32,2 pontos em dezembro. Na avaliação quanto as suas empresas, 46% das pequenas empresas entrevistadas acreditam que pioraram/pioraram muito no mês de dezembro, ao passo que 20% dos empresários apontaram que a situação da empresa melhorou. Os dados são do Índice de Confiança dos Empresários Industriais (Icei-SP), medido pela CNI e pela Fiesp.
O indicador de expectativas para os próximos seis meses recuou 7,7 pontos de novembro para dezembro, para 46,1 pontos, abaixo da linha divisória, indicando que as expectativas são negativas para os próximos meses.
Médias
A confiança dos empresários da média indústria (50 a 249 empregados) recuou em dezembro, para 43,9 pontos, 4,6 a menos que em novembro. Com esse resultado o índice de confiança das médias indústrias paulistas registra a terceira queda seguida e não sinaliza nenhum avanço para os próximos meses.
O indicador das condições da economia brasileira registrou um recuo acentuado, de 10,1 pontos, indo para 31,5 pontos em dezembro. Quando perguntados sobre as avaliações quanto a sua empresa, 44% dos empresários da média indústria acreditam que pioraram/pioraram muito no mês de dezembro, e 7% apontaram que a situação melhorou.
O indicador de expectativas para os próximos seis meses ficou em 47,7 pontos em dezembro, recuo de 4,9 pontos.
Fonte: Fiesp