Sexta, 29 Novembro 2024

O Departamento de Gestão e Planejamento da Navegação Aérea Civil da Secretaria de Aviação acaba de firmar uma parceria para desenvolver estudos, pesquisas e soluções para desafios de navegação aérea civil nacional e de controle e gerenciamento do tráfego aéreo. O projeto foi viabilizado com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações e Comunicações, por meio do Programa Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT).

O Programa tem como meta a criação de uma rede de pesquisas, envolvendo instituições nacionais, que tem por objetivo o desenvolvimento da ciência e de inovações tecnológicas que tragam benefícios para a sociedade.

A Secretaria de Aviação Civil – vinculada ao Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil – participará do programa como entidade parceira, custeando 50% do custo da pesquisa selecionada: “Tecnologia GNSS ao Suporte à Navegação Aérea”.

Devido à posição geográfica do Brasil, existe um fenômeno, chamado cintilação ianosférica, que impacta os sinais de satélite e prejudica a precisão de sistemas de posicionamento global. Um dos sistemas que sofre interferência é conhecido popularmente como GPS (Global Positioning System, na sigla em inglês).

A pesquisa tem como objetivo determinar o nível de influência e diminuir os riscos e efeitos do fenômeno da cintilação ionosférica em sinais de satélite, considerando sua aplicação à navegação aérea civil com confiabilidade e segurança dentro do território brasileiro.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

topo oms2

*O Dia a Dia é a opinião do Portogente

Deixe sua opinião! Comente!