Quinta, 28 Novembro 2024

Novo anúncio de iniciação de obras de dragagem aconteceu nesta quinta-feira (10/11) pelo Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil. Desta vez, o serviço, segundo o órgão do governo, chega ao Porto de Santos. Os serviços estão sendo executados pela empresa Dragabras, vencedora da licitação para o serviço de dragagem e manutenção das profundidades de todo canal de navegação, bacias de evolução e acesso a berços do maior complexo portuário do País. O contrato tem duração de 12 meses e está orçado em R$ 72 milhões.

Leia também
Debate sobre dragagem portuária

O contrato, ainda de acordo com a fonte governamental, deverá atender os quatro trechos que compõem o canal de navegação, da Barra até a Alemoa, numa extensão de 24 quilômetros, mais as bacias de evolução e os trechos de acesso aos berços de atracação. A previsão é que um total de até 4,3 milhões de metros cúbicos de sedimentos sejam retirados do fundo do canal. O equipamento começou o trabalho pelo trecho 1, que se estende da Barra até o Entreposto de Pesca, por apresentar maior índice de assoreamento, principalmente em decorrência das ressacas frequentes durante o inverno.

O objetivo é restabelecer a profundidade de -13,2 metros, o que, segundo o Ministério, possibilitará ao Porto voltar a operar sem restrições, proporcionando mais produtividade à principal zona portuária a serviço do comércio exterior e da economia do País. 

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

topo oms2

*O Dia a Dia é a opinião do Portogente

Deixe sua opinião! Comente!