Os automóveis voadores da ficção científica estão chegando, mais sofisticados do que os vistos nas telas de cinema. É que o Envision Uber além de voar é auto dirigível. Foi o que divulgou a Uber no dia 27 de outubro último, projetando uma realidade para dentro de dez anos, como alternativa para circular mais rápido do que nas ruas e avenidas congestionadas das cidades e também como acontece nas estradas.
É fácil perceber que essa ideia não é tão simples como pretende parecer o espetáculo dessa apresentação. Apesar de ser factível um automóvel rodar por pistas urbanas e também transitar pelo espaço, um veículo voando tem muitas implicações que o veículo que circula em terra não tem. Portanto, os obstáculos para viabilizar esse plano não são apenas os tecnológicos.
Além da questão de preço de fabricação e voar sem piloto, que se supõe ser muito seguro, há também que ser definido o local de pouso desses veículos. Subir e descer verticalmente como helicóptero é a tendência.
Um detalhe que preocupa os projetistas é o barulho desses veículos. Como se vê, a fabricação do carro voador pode acontecer mais em breve do que se possa pensar. Entretanto, sua utilização como veículo de transporte ainda vai demorar muito mais do que se pensa. Ou seja, vai levar um pouco mais de tempo para se viver o sonho da sociedade do Flash Gordon e da família Jetson.
{youtube}qurYMpM9LLs{/youtube}