No 3º trimestre de 2016, os índices de satisfação do passageiro consagraram 15 aeroportos dentre os mais movimentados do Brasil, com a aprovação de 89% dos passageiros. É o que aponta pesquisa trimestral do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil, feita desde 2013 para medir a satisfação dos viajantes com os terminais que movimentam 80% deles no país. São 38 indicadores de serviços, atendimento, infraestrutura e gestão aeroportuária.
Em uma escala de 1 a 5, a média de satisfação nos aeroportos pesquisados chegou a 4,24 – ante 4,16 no trimestre anterior –, registrando o maior valor do indicador desde que a nota 4 foi alcançada, no 2º trimestre de 2015. Significa que 89% dos passageiros consideram o serviço “bom” ou “muito bom”. O aeroporto de Curitiba teve o melhor resultado de Satisfação Geral já pontuado na pesquisa: 4,68.
Dos 15 aeroportos pesquisados, 14 melhoraram os resultados em comparação com o mesmo trimestre de 2015 e 13 obtiveram notas acima de 4. Cerca de 80% dos indicadores pesquisados conquistaram médias acima da meta 4, sendo que 63% registraram as melhores notas da série histórica.
O desempenho coloca o Brasil no patamar de satisfação conquistado por aeroportos asiáticos, considerados modelos mundiais pela ACI (Airports Council International): Changi, em Cingapura; Incheon, na Coreia do Sul; e Deng Xiaoping, na China.