Terça, 16 Abril 2024

Relatório divulgado recentemente pela Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (Unctad) mostra que a “financeirização” da economia — quando as empresas não bancárias preferem investir o lucro em operações financeiras em vez de equipamentos, pesquisa e desenvolvimento — também é uma tendência no Brasil e outros países emergentes, não apenas nos desenvolvidos.

O documento mostrou que a taxa de investimento em relação ao lucro das empresas brasileiras era de 178,2% de 1995 a 2002, caindo para 79,8% entre 2009 e 2014. Paralelamente, o percentual de ativos financeiros dessas empresas em relação ao total de ativos subiu de 7,1% para 11,4% no mesmo período. A mesma tendência foi observada em países em desenvolvimento como Rússia, África do Sul e Índia.

“O relatório mostrou que a conexão entre lucro e investimentos se enfraqueceu”, explicou Antônio Carlos Macedo e Silva, professor do Instituto de Economia da Unicamp e oficial de assuntos econômicos da Unctad. “Embora o lucro tenha aumentado (...) não necessariamente houve aumento do investimento (produtivo). O relatório levanta a possibilidade de o fenômeno da ‘financeirização’ estar se estendendo para países em desenvolvimento”, explica.

Segundo órgão, o fenômeno já teve repercussões macroeconômicas negativas nos países desenvolvidos, na forma de aumento das desigualdades de renda, enfraquecimento da demanda agregada, crescimento do desemprego, bolhas financeiras, entre outros. Nas economias desenvolvidas, as estratégias das empresas não bancárias estão cada vez mais ligadas à chamada “primazia do acionista”, com um crescente foco em decisões de curto prazo, gestão de custos e engenharia financeira, disse o documento.

Para reverter esse fenômeno, a opinião da conferência das Nações Unidas afirmou que tanto países desenvolvidos como os emergentes poderiam atrelar eventuais incentivos fiscais às empresas ao reinvestimento dos lucros para fins produtivos.

* Para ler o documento na íntegra, em inglês, clique aqui.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*O Dia a Dia é a opinião do Portogente

Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome
 

 

 

ecoporto