Dragagem tem sido um tema mal tratado em razão das conceituações inadequadas de suas peculiaridades e demandas, em todos os portos brasileiros. Portogente em seu papel de think tank vem produzindo, por meio de participantes com conhecimento de quilate no assunto, propostas que apontam soluções contemporâneas para assunto tão estratégico, como a profundidade à navegação nos portos.
Focando a área de navegação do Porto de Santos sob diferentes pontos de vista, tanto para conciliar a profundidade desejada com a geometria possível do canal e também reverter a erosão do seu estuário invadindo a praia, e por sua importância no comércio marítimo, esse debate com certeza vai permitir que experientes profissionais como Luiz Alberto Costa Franco, que chefiou por anos os serviços de dragagem do porto, e Ricardo Sudahaia, presidente da Bandeirantes Dragagem, que também tem longa experiência em dragagem portuária, possam colocar cartas valiosas à mesa, no jogo em que se busca um novo paradigma na manutenção das profundidades de projeto dos portos nacionais.
É inadmissível que terminais portuários que fizeram investimentos significativos, em necessária consonância com a economia em escala operando navios de grande calado, tenham suas estratégias prejudicadas pela astenia do Governo Federal. É preciso, de uma vez por todas, privatizar a dragagem portuária, hoje tão defendida pela comunidade portuária.
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Ao que tudo indica e como aponta Costa Franco, erra-se no alvo. "O foco são as profundidades e não os serviços de dragagem." Trata-se de uma mudança de visão e, consequente, de paradigma ao se remunerar a profundidade e não mais o volume. Tal mudança guarda semelhança ao modelo de resultados da concessão de rodovias pedagiadas.
Tal iniciativa exige ajustes na cobrança e aplicação das tarifas, hoje praticadas de forma destorcida do papel tarifário, quando socorre despesas sem vinculação, no caso da Tabela I, com dragagem. Profundidade para a navegação é um fator primordial à competitividade do negócio portuário. Como garanti-la por menor preço é o objetivo das propostas aqui debatidas.