No dia 24 último, chegou a mais um destino, em São Francisco, na Califórnia, EUA, o histórico voo do pioneiro avião solar Pioneiro 2. "Ninguém fez isso antes", diz eufórico o diretor do projeto. Assim, ficou demonstrado o poder da tecnologia limpa.
Leia também
O super voo do Solar Impulse 2
Um voo solar
Voo inaugural de avião movido a energia solar na Suíça termina bem sucedido
Esse avião com asa de envergadura de Boing 747 e pesando quase igual a um veículo utilitário esportivo (SUV) faz uma volta ao mundo sem uma gota de combustível. Pilotado pelo explorador e psiquiatra suíço Bertrand Piccard, o Solar Impulse 2 pousou em Mountain View, pouco antes da meia-noite (03:00 ET).
"É uma nova era. Não é ficção científica. É hoje", disse Piccard à CNN da Califórnia depois da sua viagem bem sucedida. "Ele existe e tecnologias limpas podem fazer o impossível."
A aeronave completou 59 horas de voo, impulsionada por suas milhares de células fotovoltaicas que lhe permitem estar no ar tanto de dia como de noite.
O avião, que mede 72 metros de extremidade a extremidade de suas asas e pesa 2,3 toneladas, partiu em 9 de março de 2015 de Abu Dhabi, onde terminará este experimento de 35 mil km ao redor do mundo, em etapas, sem consumir combustível.
Após essa viagem e desembarque no horário, o outro piloto do avião, o engenheiro suíço Andre Borschberg, disse à CNN: "Estou muito feliz que tudo funciona muito bem e que o avião está voando como deveria."