O governador da Bahia, Rui Costa, pediu ao ministro Helder Barbalho, da Secretaria de Portos (SEP), na última semana, que o governo adote medidas para que sejam permitidos investimentos privados no Porto de Ilhéus. O representante baiano quer transformar o porto em alternativa de escoamento de cargas no período em que a Ferrovia da Integração Oeste-Leste (Fiol) vai funcionar sem que o Porto Sul esteja concluído.
A ação apresentada ao ministro é que a SEP publique Proposta de Manifestação de Interesse (PMI) para que empresas privadas interessadas no terminal possam expandir e melhorar o equipamento. Costa reivindicou, ainda, que a pasta governamental agilize a ampliação do quebra-mar do Porto de Salvador e a concessão do terminal de passageiros à iniciativa privada.
Por ter importante papel na exportação de grãos da Bahia, com uma capacidade de movimentação de um milhão de toneladas de carga por ano, e despontando no segmento do turismo, para receber navios de cruzeiros nos períodos de temporada, o Porto de Ilhéus é um investimento oportuno e com possibilidades como ponto de escala para rotas específicas. Entre elas, a cabotagem, que mesmo tardiamente, está despertando celeremente para a nossa extensa costa comercial.
Com o declínio da economia do cacau, é preciso reaquecer a economia local com aumento de movimentação de carga. É uma estratégia conveniente utilizar o porto como uma efetiva alavanca para o desenvolvimento regional, por meio da capacidade em movimentar mercadorias com eficiência e economicamente, como fomento para atividades produtivas localizadas.