Pelo menos um em cada cinco viajantes já faz check-in de voo pela internet, de acordo com pesquisa da Secretaria de Aviação da Presidência da República. Mas quem vê essa tecnologia ao alcance das mãos mal pode imaginar a complexidade da operação tecnológica que faz uma aeronave decolar. Ao entrar em um avião, há ciência por todos os lados, mas ela não está só: a tecnologia também chegou com força à experiência dos passageiros nos aeroportos brasileiros.
O aeroporto de Guarulhos – concedido à iniciativa privada em junho de 2012 – aposta na modernização de procedimentos que agilizam o fluxo de passageiros. Com a inauguração do Terminal 3, houve a instalação de portões eletrônicos de controle automatizado de passaporte brasileiro: são os e-gates. Os portões agilizam o processo de inspeção de passaporte realizado pela Polícia Federal, reduzindo o procedimento de três minutos, em média, para 30 segundos.
Outra tecnologia implantada é o sistema automatizado de distribuição de bagagens do Terminal 3, que gerencia o fluxo diário de volumes dos passageiros que circulam pelo aeroporto. Em 2014, a média diária de movimentação foi de 108 mil passageiros, com processamento de 130 mil bagagens. Com 5 km de esteiras e capacidade para processar cinco mil bagagens por hora, o sistema tem controle inteligente, que permite rastrear e localizar as malas. São 102 posições de check-in para despacho de bagagem, além de 26 balcões para passageiros em conexão. Para quem está desembarcando, são sete esteiras de restituição de bagagem.
Já a Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária), responsável pela administração de 60 aeroportos do País, disponibilizou dois aplicativos gratuitos para celulares, smartphones e tablets: o Voos Online, lançado em 2011, e o Aeroperto, lançado em 2014. O primeiro traz as informações em tempo real sobre pousos e decolagens de voos nos principais aeroportos do Brasil. Já o Aeroperto informa ao passageiro opções de atividades no aeroporto e na região, em um raio de 20 quilômetros. A ferramenta lista os estabelecimentos e rede de lazer, gastronomia, compras, hotéis e serviços ao redor do terminal. O usuário também pode receber alertas sobre o check-in e o embarque. Os aplicativos estão disponíveis nas versões IOS e Android.