Após meses de muita expectativa sobre trocas nas direções das companhias docas, o Brasil amanheceu nesta sexta-feira com o anúncio de um novo diretor-presidente para a Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), que administra o principal porto brasileiro, o de Santos. Sai Renato Barco - que assumiu o posto em 21 de junho de 2012 - e entra Angelino Caputo e Oliveira, membro do Conselho de Administração (Consad).
A decisão, segundo a Secretaria de Portos (SEP), foi tomada pelo ministro Antonio Henrique Silveira na noite desta quinta-feira (10). O anúncio oficial foi feito na manhã desta sexta (11), na sede da Companhia, durante reunião do Consad. A substituição de executivos nos demais cargos e diretorias deve ser finalizada até o final deste mês de abril. A expectativa é de que haja mudanças também em outras Autoridades Portuárias, há muito tempo sem renovações.
Angelino Caputo tem larga experiência junto ao Governo Federal, sendo funcionário de carreira do Banco do Brasil e assessor especial da Casa Civil desde julho de 2013. É engenheiro eletricista formado pela Universidade de Brasília (UnB) e pós-graduado em Engenharia de Redes de Computadores pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP).