Quinta, 25 Abril 2024

Corajosa. Foi assim que algumas pessoas do mundo portuário definiram a posição do ministro-chefe da Secretaria Especial de Portos, Pedro Brito, em falar que vai mudar o sistema de condução e atracação de embarcações nos portos, conhecido como praticagem, já a partir do próximo ano. Muitas dessas pessoas preferem não dar opinião agora. Querem ver o barco correr.

 

A notícia já atravessou o oceano Atlântico. Aportou em terras de Cabral. O Portugal Digital, site de informação e comunicação empresarial Luso-Brasileira, repercutiu a informação distribuída pela Agência Brasil, do governo federal.

 

O argumento do governo brasileiro, e reproduzido no site, é o de que o objetivo da medida é diminuir os custos da operação, que atualmente é monopolizada em cada porto do país por cooperativas de práticos. “O governo federal quer aumentar a concorrência, com mais pessoas treinadas para conduzir os navios”, diz a notícia.


Declarações de Pedro Brito são reproduzidas pelo site Portugal Digital: "Uma das nossas preocupações são os custos de operações. Nós comparamos os nossos portos com os vários portos do mundo e vimos que temos custos maiores, e a praticagem representa quase a metade desses custos. E por que o custo é elevado? Porque é um monopólio”.

 

Por falar em custos, o que a Secretaria Especial de Portos tem a dizer sobre o serviço de rebocadores nos portos?

 

Em recente visita aos portos da Bélgica e da Holanda, delegação de sindicalistas do Porto de Santos pôde verificar que no Porto de Antuérpia (Bélgica) o serviço de rebocadores é feito pelo próprio porto. Aliás, a atividade de rebocagem é muito mais estratégica do que a praticagem em termos de custos e serviços, e no caso de ser do porto a decisão.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*O Dia a Dia é a opinião do Portogente

Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome
 

 

 

ecoporto