Sábado, 19 Abril 2025

No Brasil, navio não passa nem debaixo de ponte; na Alemanha, navega por cima nos viadutos.

Notícia que Portogente citou dia 10 e vem ganhando destaque: em meio à guerra comercial com a China, o governante americano sobretaxará escalas em portos estadunidenses de navios construídos por estaleiros chineses. Depois dos impasses surreais na escalada das taxas, agora seu caminho é enveredar por barreiras não tarifárias, como essa.

Veja mais: China convoca reunião na ONU em meio à escalada da guerra comercial e acusa EUA de bullying

Não repetiremos editoriais. Queremos apenas saber: o que autoridades e empresas brasileiras estão fazendo para surfar essas ondas? Esperarão a concorrência desbravar esse oceano encapelado, para navegarem tranquilas em mar de almirante? Ora, quem descobre um novo mundo tem direito a ele: é a paga pelo risco, que sempre motivou as navegações, desde os fenícios.

Veja mais: Rumo ao Hub Port de Santos-Praia Grande - Portogente

Então: o que foi pensado para resolver essa questão dos navios? Haveria como viabilizar um sistema para transbordar conteineres no Brasil, entre navios chineses e brasileiros ou neutros, que fariam o transporte "últimas milhas", até portos atlânticos dos EUA?

Nesse vaivém cambial e tarifário de Washington, pode surgir oportunidade para estruturar transportes através de porto concentrador no Nordeste brasileiro. Por estranho que isso pareça, cálculos de custo global bem feitos podem trazer soluções inesperadas. Mas, alguém está calculando essas hipóteses? No Brasil?

Veja mais: Contra Trump, Brasil cria missão para acordo comercial com UE ainda em 2025

Mesmo sem muita pirotecnia, existem chances à espreita para negócios com empresários nacionais que busquem novos mercados. Alguns estão de malas prontas para sair prospectando clientes na Europa, por exemplo. Que tal aumentarem os valores agregados, passando a outro patamar de fretes? Quais representantes de portos e empresas de logística acompanharão as negociações, propondo alternativas de transporte?

Sabe-se que, no agronegócio, por exemplo, os brasileiros são muito competitivos na porteira da fazenda, mas perdem contratos quando o Custo Brasil é adicionado ao trecho da fazenda ao porto. E...?

Veja mais: Com Trump, China desviará comércio para América do Sul, alerta OMC

Desde o Segundo Império, o Brasil agradecia seu desenvolvimento à ampliação das ferrovias. No século XX, o rodoviarismo passou a reinar, com abandono de ferrovias, hidrovias e navegação costeira, invertendo nossa matriz de transportes. Basta dizer que no Brasil navio não passa nem debaixo de ponte; na Alemanha, navega por cima dos viadutos.

Qual o peso rodoviarista na atual ruptura de modelos de comércio e transporte defendidos desde 1945 pelos EUA? Existem oportunidades para a volta do incentivo a hidrovias e ferrovias, mesmo que com interessada ajudinha chinesa. Pressão externa por pressão externa, um empurrão diferente e bem calibrado seria benéfico...

Veja mais: Ponte Aquífera de Magdeburgo, a maior ponte navegável do planeta

O Brasil lidera a transição para matrizes energéticas sustentáveis, enquanto Trump dá uma guinada para o passado. Tangidos pelas crises climáticas, que só terraplanistas ignoram, os mercados mais "redondos" precisam de fornecedores compatíveis com a nova “Terra.2” . O que a indústria brasileira oferece a esses clientes, além de choro e velas? No que o setor de transportes pode colaborar?

Com a COP-30 chegando, o Brasil precisa esquecer a retórica e apresentar soluções sob medida, para que novos parceiros só precisem assinar na linha pontilhada. Será pedir demais, de quem quer liderar essa transformação? Chega de ver o Brasil simultaneamente "país do futuro" (que nunca chega) e das oportunidades perdidas (que diariamente batem à porta... fechada)!

Veja mais: Rumo à COP30

Trump já colocou na manga outra carta de jogo: obrigar os países a escolherem entre EUA e China. A ameaça não funcionará ante a inutilidade de se aliar com nação que trata pior velhos parceiros do que novos inimigos. Atente: surgem aí brechas para o empresariado nacional explorar.

Com o fim da globalização, a tendência ao isolacionismo obrigará cada país a fortalecer mercados internos - com espaço para portos fluviais e costeiros ocuparem. Ou os empresários nacionais, avessos ao mínimo risco inerente aos negócios, deixarão passar outra grande oportunidade de revitalizarem a cabotagem, com espaço também para estaleiros e indústrias de navipeças?

Veja mais: Trump diz que governo pode pedir que países “escolham entre” China e EUA

Se uma guerra comercial baseada em restrições não tarifárias perdurar entre EUA e China, desarticulando não só o eixo transpacífico mas também a navegação pelo Atlântico, o Brasil poderia se candidatar a ser um dos polos da navegação atlântica, especialmente entre América Latina e Europa. Quem mais? Certo país mais ao Sul que mal navega, foge das boias de salvação e afunda cada dia mais, buscando lá no fundo (FMI) sua âncora de salvação?

Em linhas gerais, é isso. Especialistas, provocados a pensar no assunto e tendo mercados interessados, saberão encontrar soluções geniais para fazer essa "virada de chave". Talvez estejam até prontas na gaveta, faltando apenas efetiva vontade de fazer.

Colocar o guizo no gato é fácil. Mas o momento é de colocá-lo no rato. Ou mouse (do computador), formatando as soluções que o momento exige.

Veja mais: A rota, comandante! - Portogente

pgesp01No rio Elba é assim: navio passa até por cima. Aqui, nem por baixo.
Foto: Von Olivier Cleynen - Eigenes Werk/Wikipédia, 17/4/2020

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

topo oms2

*O Dia a Dia é a opinião do Portogente

Deixe sua opinião! Comente!
 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome