O arranjo logístico ideal é uma situação em que os benefícios inerentes das estruturas logísticas escalonada e direta são combinados (Bowerson, Closs e Cooper)

Sem argumentos técnicos sólidos e nem visão de futuro para alçar o Porto de Santos ao patamar dos grandes portos mundiais, o ministério da Infraestrutura – Minfra apela para demonstrações emocionais com números sem relacionamento com a realidade. O projeto da Ferrovia Interna do Porto de Santos- FIPS é um voo de galinha, sem preencher exigências complexas do planejamento estratégico. E gera barreiras ao progresso.

600 Dad 04OUT2019Crédito: Acervo Portogente.

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Entretanto, esta situação que limita o futuro do porto, além de 2022, também prejudica o desenvolvimento da economia do Estado de São Paulo, a mais forte do Brasil. Uma incerteza abominável ao investidor. Este é o tema da reunião técnica com o secretário João Octaviano, da Secretaria Estadual de Logística e Transportes, na próxima terça-feira, 5, dentro das tratativas com o governador João Dória, para entrar nesse debate.

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Como serão atingidos os números apresentados na proposta do Minfra? Confrontar essa pauta com Santos2050, como análise comparativa, permite estruturar um horizonte de 30 anos com segurança. Uma modelagem inadequada compromete todo o projeto, como já se assiste hoje no porto barreiras ao desenvolvimento por judicialização de contratos. Porque, no passado, interesses particulares prevaleceram ao público.

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Diferente de estar criando uma polêmica que se pretenda insuflar como perda de tempo, a proposta Santos2050 demonstra: mata a cobra e mostra-a morta, pendurada no pau. Trata-se de atrair US$ 25 bilhões em 30 anos, para impulsionar a mais pujante hinterlândia brasileira. No novo tempo tecnológico do Porto de Santos, hoje ameaçado por um projeto sem governança adequada e na contramão do comércio marítimo.

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Um projeto de Estado, por um governo que polariza uma disputa eleitoral antes do tempo e acirrada, precisa criar perspectiva de êxito crível. Porém, a tibieza do programa do Minfra para reforma dos portos está também provocando conflitos em Espírito Santo e Santa Catarina.

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*O Dia a Dia é o editorial do Portogente publicado de segunda a sábado e expressa fielmente a posição coletiva dos responsáveis pela redação do website

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