Sexta, 29 Março 2024

O arranjo logístico ideal é uma situação em que os benefícios inerentes das estruturas logísticas escalonada e direta são combinados (Bowerson, Closs e Cooper)

Sem argumentos técnicos sólidos e nem visão de futuro para alçar o Porto de Santos ao patamar dos grandes portos mundiais, o ministério da Infraestrutura – Minfra apela para demonstrações emocionais com números sem relacionamento com a realidade. O projeto da Ferrovia Interna do Porto de Santos- FIPS é um voo de galinha, sem preencher exigências complexas do planejamento estratégico. E gera barreiras ao progresso.

600 Dad 04OUT2019Crédito: Acervo Portogente.

Leia também
A verdade e a desestatização do Porto de Santos - Portogente

Entretanto, esta situação que limita o futuro do porto, além de 2022, também prejudica o desenvolvimento da economia do Estado de São Paulo, a mais forte do Brasil. Uma incerteza abominável ao investidor. Este é o tema da reunião técnica com o secretário João Octaviano, da Secretaria Estadual de Logística e Transportes, na próxima terça-feira, 5, dentro das tratativas com o governador João Dória, para entrar nesse debate.

Editorial | Portogente
Proposta Santos2050 será apresentada ao governador João Doria

Como serão atingidos os números apresentados na proposta do Minfra? Confrontar essa pauta com Santos2050, como análise comparativa, permite estruturar um horizonte de 30 anos com segurança. Uma modelagem inadequada compromete todo o projeto, como já se assiste hoje no porto barreiras ao desenvolvimento por judicialização de contratos. Porque, no passado, interesses particulares prevaleceram ao público.

Leia também
Santos2050 é o inexorável Porto de Santos - Portogente

Diferente de estar criando uma polêmica que se pretenda insuflar como perda de tempo, a proposta Santos2050 demonstra: mata a cobra e mostra-a morta, pendurada no pau. Trata-se de atrair US$ 25 bilhões em 30 anos, para impulsionar a mais pujante hinterlândia brasileira. No novo tempo tecnológico do Porto de Santos, hoje ameaçado por um projeto sem governança adequada e na contramão do comércio marítimo.

Editorial | Portogente
Santos2050: um projeto para mais de US$ 25 bilhões

Um projeto de Estado, por um governo que polariza uma disputa eleitoral antes do tempo e acirrada, precisa criar perspectiva de êxito crível. Porém, a tibieza do programa do Minfra para reforma dos portos está também provocando conflitos em Espírito Santo e Santa Catarina.

Leia também
Túnel imerso do Porto de Santos na travessia ao futuro

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*O Dia a Dia é a opinião do Portogente

Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome
 

 

 

ecoporto