Porto deve ser reconhecido por seu valor e impacto sobre a região circundante.
A reforma do Porto de Santos (SP) é um projeto de Estado. Pois a história do seu crescimento fomentou a pujança do Brasil atual, bem como o seu quadrante mais produtivo e rico. Porém, hoje o seu futuro está ameaçado pelo programa governamental, de ficar restrito à navegação de cabotagem, sem condição de operar navios de grandes calados e de ser porto concentrador (hub) de carga. Isto é prejudicial à sua hinterlândia. Falta planejamento estratégico.
Leia também
A verdade e a desestatização do Porto de Santos
Por ser imperativo o debate dessa questão com as partes que serão afetadas, Portogente vai apresentar ao governador de São Paulo, João Dória, a sua proposta Santos2050. É impossível esperar resultado de um porto pensado como um estoque de ativos para fazer caixa e sem priorizar o seu papel logístico, como foi demonstrado em “A verdade e a desestatização do Porto de Santos”. O Porto de Santos está ameaçado por terra e por mar.
Editorial | Portogente
Comunidade do Porto de Santos e a inovação tecnológica
Hoje no Brasil sabe-se como será o porto asiático de Singapura em 2030 e não se conhece como será nesse futuro o Porto de Santos, o principal do País. Nessa encruzilhada para a mudança, a tecnologia e os parâmetros mundiais de operação irão modelar logísticas com robôs e grandes escalas de movimentação para atender à demanda da inserção social em um crescendo, pela sustentabilidade. Um panorama de investimentos intensivos.
Leia mais
Santos2050 é o inexorável Porto de Santos
Para alçar os portos brasileiros ao patamar dos portos asiáticos, como foi o compromisso de campanha do candidato Bolsonaro, precisaria, antes, perceber como são pensados aqueles portos, como projeto de Estado. Diferente das incertezas que há em um projeto que precisa ser confiável, para atrair investimentos de mais de US$ 25 bilhões e dobrar a movimentação do Porto de Santos, em 30 anos. Através da concorrência de infraestrutura, cada vez mais relevante.
Editorial | Portogente
Santos2050: um projeto para mais de US$ 25 bilhões
O Estado de São Paulo é o que é, devido ao Porto de Santos. Portanto, o desafio de uma reforma exitosa no seu porto maior é a defesa da economia mais forte do País. Portogente vai apresentar Santos2050 ao governador. As linhas de um planejamento estratégico para desenvolver e atingir o futuro portuário ideal do seu Estado.
Leia: Planejar o túnel e sua relação com as cidades, destaca o arquiteto José Marques Carriço - Portogente