O uso de energias renováveis, como a solar e do hidrogênio, irá prevalecer no futuro próximo
Os principais portos do mundo estão instalando estrutura de “cold ironing (passar a ferro frio), como é chamado o sistema de tomada para fornecimento de energia de terra para bordo, aos navios atracados. O objetivo é que nesse período no porto, os motores principais e auxiliares permaneçam desligados. Assim, reduz o consumo de diesel, a emissão de CO2 e o ruido no interior da embarcação.
Da Redação
* Complexo do Pecém celebra conclusão de usina de energia solar fotovoltaica
Essa expressão tem origem na época dos navios movidos a carvão. O objetivo é alimentar a demanda de eletricidade do navio atracado, e que está sendo carregado ou descarregado, com energia limpa e renovável a partir de uma tomada de terra. Isso é feito por meio de cabos de alimentação conectados a uma tomada de energia elétrica em terra e a outra extremidade a bordo.
Artigo | José Pedro Francisconi Jr.
* Implantação de centros de inovação nas cidades portuárias brasileiras
Dessa forma são alimentados luzes, geladeiras, condicionadores de ar e tantos equipamentos utilizados na rotina de bordo, Esse processo de redução da energia por combustível fóssil, com qualidade ambiental, exige redimensionamento de maior fornecimento de energia elétrica nos portos. Daí ser considerado o uso de células solares e pás eólicas como geradores locais, com tecnologias inovadoras. .
Bruno Merlin | Artigo
* Padrões de qualidade e desempenho regulam atividades em portos e auxiliam a busca por eficiência
Esse novo tempo tecnológico bate à porta dos portos brasileiros. É a cultura da sustentabilidade substituindo o desperdício de combustível e preservando a qualidade ambiental, mais saudável. Assim, melhora sobremaneira a relação entre a cidade e o porto, com consciência de que é possível fazer de melhor forma.