O fato de o circuito superior de certas aglomerações ser construído de firmas voltadas para o exterior conduz à formação de verdadeiros enclaves (Milton Santos)

No âmbito de um programa do ministério da Infraestrutura (MInfra) que propõe a inovação da estrutura portuária nacional, é oportuno o debate das questões pertinentes ao novo Plano de Desenvolvimento e Zoneamento (PDZ) do Porto de Santos. Com total independência, apartidarismo e compromisso com a causa pública, característicos dos Webinars Semanais do Portogente (WSP), esse plano foi apresentado e debatido, com participação de acadêmicos e especialistas.

Dad 24OUT2020

Assista 
Webinar Perspectivas de Evolução do Porto de Santos: Novo PDZ e Estudos LPT/EPUSP

Fica clara a importância do entendimento desse processo, como demonstram as incertezas manifestadas durante os webinars “Perspectivas de evolução do Porto de Santos”, no dia 20/10; e “Novas relações dos arrendatários do porto desestatizado”, no dia 21/10. Principalmente no que tange ao espaço ocupado pela comunidade do porto e dividido com população da cidade.

Webinar Portogente 
* Confira todos aqui

O que se verifica necessita de uma reforma bem mais profunda do que a anunciada. Bem como, as implantações planejadas precisam ser reavaliadas sob pena de serem implantadas e frustrarem resultados. Por ser situado em uma ilha estreita, o planejamento do Porto de Santos exige soluções que melhorem a qualidade de vida urbana. Que possam garantir uma cidade viva, segura, sustentável e saudável.

Editorial 
Ponte é descartada na ligação das margens do Porto de Santos

Decerto que as dúvidas surgidas durante o debate sobre os projetos do Porto de Santos são relevantes e acendem uma luz de alerta. E essa análise será ampliada através das redes sociais e como parte de contextos correlatos. Indubitavelmente outras fragilidades serão apontadas. Recentemente um WSP debateu o Porto Verde, título que nenhum porto brasileiro detém e um atributo obrigatório no porto do Século XXI.

Leia também
Bairro portuário da Alemoa carece de governo

Merece ser destacada a participação competente, tecnicamente, da Autoridade Portuária do Porto de Santos no debate desta 4ª feira. Entretanto, ante uma questão polêmica e que envolve o bem estar de uma numerosa população, convém estudá-la com todos os recursos possíveis do conhecimento e tentar humanizá-la, antes de pensar em implantar o projeto, ainda que se traduza por atualização de uma passado distante.

Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*O Dia a Dia é o editorial do Portogente publicado de segunda a sábado e expressa fielmente a posição coletiva dos responsáveis pela redação do website

O que você achou? Comente