A efetiva competição está fundamentada na inovação e na busca de diferenças estratégicas
A Administração Portuária Condominial, como um modelo de privatização alternativo, foi o tema em debate em forma de banca de tese, no Webimar Semanal Portogente (WSP) desta terça-feira, 18. O engenheiro consultor Frederico Bussinger, autor da proposição, foi sabatinado sob a ótica do usuário, jurídica e operacional. O representante do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), convidado, não pode comparecer. A proposta demonstrou consistência e permanece em debate sob novas visões, objetivando esquadrinhar a sua legitimação.
Assista aqui
* Webinar - Administração Portuária Condominial: Um modelo de privatização alternativo para as Companhias Docas
Diferente de uma apresentação sombreada pela ausência de controvérsia, o que se propõe é correto nos seus objetivos, a começar por se expor às diversas opiniões atreladas aos múltiplos interesses inerentes à complexa atividade portuária. Por exemplo, as vantagens dos donos de mercadorias e dos operadores são distintas. Pois o foco do operador de terminal é diminuir os custos da infraestrutura para os terminais já instalados. Enquanto os donos da mercadoria querem um serviço adequado que inclua base de preço justa.
Editorial | Portogente
* Descentralizar a gestão dos portos e romper amarras
À vista disso, a proposta condominial precisa explicar como serão decididos os custos e os investimentos desse condomínio, ponto crucial da gestão. E duas modalidades definem esse cenário. As despesas de capital, com aquisição de bens e investimentos (Capex), e as relativas aos custos operacionais (Opex). O porto como formador de preço final do produto, na ponta agrega diversos custos, que irão definir seu grau de competitividade.
Leia ainda
* Medida Provisória 945 é um debate ainda inconcluso
Ainda nessa linha estão os objetivos da reforma almejada. A despeito de cada porto ter peculiaridades que devem ser consideradas, em todos, a efetiva competitividade implica a solução dos passivos e os gargalos portuários. Metas estas que também impactam os Capex e Opex. Da mesma forma, mostrar como vai impedir que as receitas portuárias sejam incorporadas ao orçamento da União.
Artigo | Frederico Bussinger
* Administração Portuária Condominial: Um modelo de privatização alternativo para as Companhias DocasUm modelo de privatização alternativo para as Companhias Docas
Quando está em curso um processo de mudança de paradigma dos portos, focado na privatização das administrações portuárias, debater holisticamente a proposta inovadora de uma Administração Portuária Condominial é uma medida transformadora na busca de uma solução bem sucedida. Ou seja, renovar nossos portos.