Quinta, 25 Abril 2024

A efetiva competição está fundamentada na inovação e na busca de diferenças estratégicas

A Administração Portuária Condominial, como um modelo de privatização alternativo, foi o tema em debate em forma de banca de tese, no Webimar Semanal Portogente (WSP) desta terça-feira, 18. O engenheiro consultor Frederico Bussinger, autor da proposição, foi sabatinado sob a ótica do usuário, jurídica e operacional. O representante do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), convidado, não pode comparecer. A proposta demonstrou consistência e permanece em debate sob novas visões, objetivando esquadrinhar a sua legitimação.

Webinar 20AGO2020

Assista aqui 
* Webinar - Administração Portuária Condominial: Um modelo de privatização alternativo para as Companhias Docas

Diferente de uma apresentação sombreada pela ausência de controvérsia, o que se propõe é correto nos seus objetivos, a começar por se expor às diversas opiniões atreladas aos múltiplos interesses inerentes à complexa atividade portuária. Por exemplo, as vantagens dos donos de mercadorias e dos operadores são distintas. Pois o foco do operador de terminal é diminuir os custos da infraestrutura para os terminais já instalados. Enquanto os donos da mercadoria querem um serviço adequado que inclua base de preço justa.

Editorial | Portogente 
Descentralizar a gestão dos portos e romper amarras

À vista disso, a proposta condominial precisa explicar como serão decididos os custos e os investimentos desse condomínio, ponto crucial da gestão. E duas modalidades definem esse cenário. As despesas de capital, com aquisição de bens e investimentos (Capex), e as relativas aos custos operacionais (Opex). O porto como formador de preço final do produto, na ponta agrega diversos custos, que irão definir seu grau de competitividade.

Leia ainda
Medida Provisória 945 é um debate ainda inconcluso

Ainda nessa linha estão os objetivos da reforma almejada. A despeito de cada porto ter peculiaridades que devem ser consideradas, em todos, a efetiva competitividade implica a solução dos passivos e os gargalos portuários. Metas estas que também impactam os Capex e Opex. Da mesma forma, mostrar como vai impedir que as receitas portuárias sejam incorporadas ao orçamento da União.

Artigo | Frederico Bussinger 
Administração Portuária Condominial: Um modelo de privatização alternativo para as Companhias DocasUm modelo de privatização alternativo para as Companhias Docas

Quando está em curso um processo de mudança de paradigma dos portos, focado na privatização das administrações portuárias, debater holisticamente a proposta inovadora de uma Administração Portuária Condominial é uma medida transformadora na busca de uma solução bem sucedida. Ou seja, renovar nossos portos.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*O Dia a Dia é a opinião do Portogente

Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome
 

 

 

ecoporto