Terça, 19 Março 2024

Sob a ótica dos portos, eles são competitivos quando têm uma posição exclusiva e são mais ou menos os portos preferidos da navegação.

No dia 6 de junho próximo, encerra o prazo para entrega das propostas de consultoria ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para o projeto de privatização dos portos de Santos e São Sebastião, ambos no litoral paulista. Inicia-se, a reforma dos portos brasileiros. Reformar o complexo portuário de Santos, o maior do Hemisfério Sul, é uma tarefa hercúlea. Seu resultado irá aquilatar o talento político do ministro da Infraestrutura Tarcísio Gomes de Freitas.

Portos produtividadeImagem livre do Freepik.

Artigo | Frederico Bussinger 
A virtude está na propriedade ou na autonomia portuária?

Na atual conjuntura do Porto de Santos, em que a Autoridade Portuária se traduz por terra arrasada e sob a direção de uma diretoria tampão mal arranjada de última hora, a necessidade de mudança é inadiável. Entretanto, na circunstância de um porto por onde escoa mais de 30% da balança comercial do País, trata-se de objetivos inovadores e ambiciosos, para conseguir alcançar patamar dos melhores portos do mundo. Isto precisa ser exposto com clareza, para os interessados entenderem e participarem.

Debate 
* WebSummit Nova abertura dos Portos

O Porto de São Sebastião é o principal terminal marítimo da Petrobrás. Situado a 160km de Santos, tem características geográficas peculiares e valorosas. Administrado pelo governo de São Paulo, o governador João Dória é favorável à privatização. Da gestão de Frederico Bussinger, seu plano de expansão de excelente qualidade, com todos os licenciamentos regulares, favorece a tomada de decisão para aumentar a sua movimentação com baixo custo e otimizar a produtividade.

WebSummit 
* Porto & Cidade - Em direção a elos sustentáveis

Tanto ou mais desafiante que resolver o modelo e as imperfeições das administrações portuárias, os conflitos gerados entre o Minfra, Antaq e Autoridades Portuárias precisam ser eliminados. Neste processo desordenado e difuso da governança corporativa, está a raiz da ineficiência e da corrupção. Por isso, convém aos portos de Santos e São Sebastião serem tratados como administrações independentes e suas Autoridades Portuárias terem papel de primeira estância na regulação e fiscalização das respectivas atividades.

Leia também
Obscuro pagamento de R$ 18.000.000,00 da Codesp à Dragabrás
Presidência, Consad e Ouvidoria da Codesp devem esclarecimentos sobre pagamento à Dragabrás

Assim como o cinzel do escultor, preciso e modelador, serão os objetivos do envolvimento necessário de ambas as comunidades portuárias, na conquista dos desenvolvimentos econômico e social. Indubitavelmente, o Brasil não carece de competência para seus portos terem nível dos asiáticos. Basta dar o devido poder às suas comunidades.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*O Dia a Dia é a opinião do Portogente

Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome
 

 

 

ecoporto