Quinta, 18 Abril 2024

A pandemia do novo coronavírus (Covid-19) mostrou para quem quiser ver a realidade brasileira: somos dependentes da produção industrial de outros países. Para muitos da área econômica e da engenharia, chegou a hora de o Brasil fazer uma reflexão séria sobre o que é viver apenas de exportação de commodities, por exemplo, e importação de produtos de maior valor agregado.

600 cabo de guerra
O País se viu na encruzilhada até para produzir equipamentos de proteção individual (EPIs), como máscaras e protetores faciais. Tudo precisou esperar produtos virem de fora, principalmente da China.

Precisamos fazer a “lição de casa” com urgência! Reindustrializar é preciso. Assim, como voltar a dirigir investimentos públicos, principalmente, para as áreas de pesquisa e ciência.

É um espaço enorme para a atuação de profissões da área técnica, de colocar os nossos saberes e conhecimentos em projetos de desenvolvimento e em projetos estratégicos, especialmente para a área da saúde.

Temos uma base industrial que precisa, pode e deve ser recuperada, expandida e modernizada para alcançar escala de produção. Investir, de fato, em tecnologia. A inteligência artificial (IA) não vai admitir coadjuvantes, mas protagonistas. E o Brasil tem tudo para assumir uma posição de destaque, principalmente para atender às demandas da sociedade brasileira.

Poderíamos ser a China da América do Sul!

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*O Dia a Dia é a opinião do Portogente

Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome
 

 

 

ecoporto