Quinta, 18 Abril 2024

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 45 milhões de brasileiros possuem algum tipo de deficiência, o que corresponde a quase 25% da população total do País. No seu papel de facilitar a execução de atividades, a tecnologia aumenta também a capacitação dos deficientes físicos.

Ao abordamos a inclusão de pessoas com algum tipo de deficiência pela tecnologia, nota-se um avanço fantástico no seu cotidiano para quase todo tipo de limitação física. Como o caso do famoso físico britânico Stephen Hawking, que, apesar de paralisado por uma doença deformante e degenerativa, tornou-se celebridade por desenvolver teorias da física moderna sobre os buracos negros.

Olhos dad

Leia ainda
Depois do Tesla, ligação entre mente e máquina

A conversão da voz por meio de um alto-falante inteligente, de um assistente pessoal, de um smartphone, ou de outro dispositivo eletrônico, permite comandos para controle de equipamentos ou digitação de textos. Da mesma forma, transforma escrita em som. Tais dispositivos de interação permitem superar a deficiência de comunicação, por exemplo, com atendente em uma loja onde se deseja comprar.

Editorial 
Tecnologia para inclusão e acessibilidade

No contexto de tantas limitações para movimentos físicos, a tecnologia ampliou a mobilidade e as possibilidades são imensas no futuro próximo. Entre essas perspectivas está melhorar a vida das pessoas cegas e com deficiência visual. Cirurgias já realizadas para implantar olhos biônicos têm aberto uma janela para alguns cegos enxergarem as cores da natureza.

Artigo | Wanderson Leite 
Como a tecnologia está mudando o jeito de aprender?

Simultaneamente ao avanço da tecnologia, o design tem contribuído sobremaneira para os resultados de sucesso. Novas tecnologias, como a 5G, irão aumentar muito a velocidade desses avanços. A melhora do envio de sinais vai realmente começar abrir grandes oportunidades para as pessoas com deficiências, até mesmo no mercado de trabalho.

Leia também
Chegou o 5G

Entretanto, é preciso haver implantação de infraestrutura para levar essas possibilidades além dos grandes centros urbanos. Hoje ainda há muitas áreas de países desenvolvidos que não foram atendidas com a 4G. É importante, também, que as pessoas com deficiência sejam parte do processo do desenvolvimento do design dessas tecnologias, em todo os estágios de testes. Para um mundo menos desigual.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*O Dia a Dia é a opinião do Portogente

Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome
 

 

 

ecoporto