Ao completar 16 anos e como líder mundial entre seus similares, o portal Portogente renova a sua missão de cruzar fronteiras e conectar o comércio e o turismo, cooperando na implementação de um mundo em constante mudança. Mais uma vez, a Ásia se vê no centro desse mundo – e do futuro. Uma nova competitividade mundial vem sendo estabelecida pela China, Japão, Índia, Vietnã e Coreias. Um novo jogo se apresenta à mesa: Ásia primeiro x América primeiro.

600 Pg 16anos

Leia também
Políticas para a logística portuária no próximo governo do Brasil

Nesse clima de intensa batalha tecnológica e tarifária, em 28 de junho último, os países do Mercosul e da União Europeia estabeleceram um acordo comercial que enriquece as possibilidades de negócios bilaterais para o Brasil. Mas os seus portos garantem produtividade ao produto nacional competir nesse mercado? Faz tempo que Portogente vem alertando sobre o desarranjo estratégico que norteia - e ameaça - a urgente reforma das gestões dos portos brasileiros. Porto é forte fator especializado.

Leia também
Gestão dos portos: mais crise para o governo Bolsonaro

Portanto, dragagem é serviço essencial à produtividade desse modal, mas vem sendo tratada com equívocos e desvios. Propondo reduzir custos na manutenção das profundidades de projeto dos portos, Portogente irá debater, no dia 15 próximo, metodologia fundada em parâmetros analíticos para composição dos preços básicos. Para particularizar casos e detalhar considerações, bem como corrigir imperfeições das concorrências. Desse modo, pretende colaborar para o aumento do desempenho estratégico do nosso comércio.

Leia também
Dragagem emergencial do Porto de Santos: imprópria e prejudicial

Como tantas vezes dito, a cabotagem eficiente promove vantagem comparativa do produto brasileiro em relação a sua localização, no mercado internacional. Neste segmento são formados também os custos dos feeders (conexões com portos concentradores), que compõem preços do transporte (frete e seguro) dos produtos exportado ou importado. Para colaborar no fomento da cabotagem - um processo complexo, cheio de incertezas, necessário e urgente – Portogente está aberto ao setor pa ra o debate inadiável.

Leia também
A hora e vez da cabotagem brasileira

A produtividade do sistema portuário é analisada nas suas dimensões mais visíveis e tangíveis, tais como: carga, tecnologia, investimento etc. Dificilmente é avaliada a revisão da gestão dos recursos humanos. Daí os cursos do Portogente, alinhados ao processo de modernização dos portos, com a missão de formar profissionais competitivos

Pin It
0
0
0
s2smodern
powered by social2s

*O Dia a Dia é o editorial do Portogente publicado de segunda a sábado e expressa fielmente a posição coletiva dos responsáveis pela redação do website