Quinta, 18 Abril 2024

Cidade inteligente é uma expressão e torna-se realidade mundial. Sua implantação ainda está restrita a alguns municípios de países tecnologicamente avançados. Nelas há sensores e comandos digitais operando grandes quantidades de dados. Assim, a vida urbana fica mais eficiente, ambientalmente correta e mais fácil.

smart cities

Sob a ótica tecnológica, transparece um futuro mais verde, haverá mais segurança. Chama atenção a estrutura dos fabricantes de veículos elétricos montando estruturas e demonstrando os benefícios dessa mudança de paradigma. Já há cidades onde são emprestados os veículos para teste-drive, por alguns dias. Também estão em curso projetos para instalação de estrutura de alimentação desses veículos, por meio de estações de carga rápida.

Leia mais
* Existem cidades burras

Nesse cenário de cidades que antes eram apenas tema de filmes também já transitam robôs para entrega de encomendas. Essa facilidade também está prevista para veículos autônomos, sem condutores, transportarem passageiros ou entregarem mercadorias. Expressão da força de expansão da nova geração de veículos elétricos são os patinetes da Grim circulando por cidades mundo afora. No Brasil já circulam por várias.

Leia ainda
* Smart cities: conheça as cidades inteligentes do futuro

Entretanto, e como era de se esperar, já surgem contrariedades a esse entusiasmo tecnológico inovador. Em Toronto, no Canadá, há um movimento na cidade contrário à entrega de dados pessoais confidenciais a uma empresa privada, necessária ao monitoramento das atividades comportamentais das pessoal. Por ora, essa amostra permite perceber que transformar as cidades absolutamente automáticas não será uma política pública com aceitação unânime. Isto é só o começo.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*O Dia a Dia é a opinião do Portogente

Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome
 

 

 

ecoporto