Há tempos a população de abelhas vem sendo reduzida e, assim, ameaça a produção de mel. A causa desse surto é o ácaro Avarro, uma parasita da família dos carrapatos que se alimenta do sangue desses insetos e prejudica a reprodução saudável.

Mel

Combater os ácaros é uma tarefa desafiante. São quase imperceptíveis à olho nu. Para enxergá-los é preciso estar bem próximo deles. Por isso, a infecção das abelhas podem estar acontecendo sem que se perceba a parasatita que a provoca.

A técnica que vem sendo utilizada, de recolher os dejetos e perceber a presença de ácaros é exaustiva e nem tanto eficiente. É na Inteligência Artificial que surge a solução para combater com eficiência o ácaro Varro. Alunos da Alunos da École Polytechnique Fédérale de Lausanne, na Suíça, criaram um agente de reconhecimento de imagens chamado ApiZoom, treinado em imagens de ácaros.

Com essa tecnologia é possível detectar o ácaro, e através de comparação fotográfica, classificar qualquer uma dessas parasitas vísivel, por menor que ela seja, em segundos. Assim, constatar a população de ácaros e exterminá-la. Um sinal de que será revertida a redução da população de abelhas. E a produção de mel deixa de ser ameaçada.

Pin It
0
0
0
s2smodern
powered by social2s