Deu no site da BBC. A famosa empresa inglesa de notícia anuncia uma nova e mais rápida forma de ler notícias, mais ainda do que a maioria das pessoas consegue nos smartphones. Nesses dispositivos de pulso fica difícil ler notícias escritas em letras tão pequenas. Pois eles são muito menores do que livros, revistas ou telas de computadores.
Foi essa situação que inspirou uma nova técnica para facilitar a leitura e em uma velocidade muito maior, mostrando uma palavra de cada vez. Isto realmente parece impossível e desconfortável. Ou talvez seja uma revolução no modo de se fazer leitura.
Vamos ver a ciência que existe por trás disso. No modo tradicional de ler, você está movendo seus olhos da esquerda para a direita, em toda a tela. Nessa nova técnica, a leitura é feita em uma palavra por vez, com a letra central em vermelho. Assim, concentra a leitura e relaxa os olhos.
Será realizada uma nova versão de tela cheia. É inevitável a pergunta: as pessoas irão se adaptar a esse novo paradigma? Testes feitos mostraram que a velocidade aumenta no mínimo uma vez e meia a três vezes. Quando chega a quatro vezes mais, por óbvio, leva mais tempo para se adaptar. Os dados estão lançados; vamos experimentar essa nova forma de leitura mais rápida.