Acreditando que é nítido o avanço do País na produção de games, design, arquitetura e urbanização, Marcia de Almeida, diretora de Negócios da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), afirmou que, neste momento, um dos maiores desafios do governo é a internacionalização de plataformas online para negócios brasileiros.
Para Marcia Hashimoto, diretora executiva da Infolabor Consultoria - empresa especializada em consultoria empresarial, consultoria em comércio exterior e Siscoserv -, o mercado internacional se abriu para o setor de serviços já há alguns anos, mas o Brasil tem muito ainda que ajustar para ser competitivo. "Pelo que pudemos ver, as possibilidades são muitas e o País tem um grande potencial nos departamentos de tecnologia da informação, arquitetura e audiovisual." Ainda segundo Hashimoto, o governo tem trabalhado fortemente em acordos bilaterais para fomentar negócios, mas a velocidade da efetivação desses acordos para o setor privado é muito pequena ainda.
"Embora o mercado esteja aberto para nossos serviços, os resultados ainda não são expressivos. É preciso fazer mais para estimular o setor privado a buscar estes mercados", acrescenta a diretora da Infolabor.