Fazer uma venda (ou revenda) pode ser um desafio para muita gente, mas não precisa ser sempre assim. Existem muitas informações que podem ajudar o vendedor a entender como o processo de venda acontece na cabeça do cliente e como facilitar a tomada de decisão.
Quem deseja realmente ganhar dinheiro com vendas precisa conhecer os gatilhos mentais que ajudam o cliente na decisão de compra. Dominar a arte de despertar sensações no cliente é uma das habilidades básicas que qualquer vendedor de sucesso deve ter.
Sabendo disso, veja neste post como os gatilhos mentais podem influenciar na decisão de compra e como utilizar cada um deles para vender mais.
Como os gatilhos mentais ajudam a vender mais
Todos nós temos um lado racional e um lado emocional. Quando tomamos uma decisão, algum deles tem que tomar a frente. Quando o lado emocional toma a frente, o lado racional busca explicações para que tudo que você sente faça sentido. Falar diretamente com o emocional é a chave para vender mais.
Os gatilhos mentais falam diretamente com o lado emocional do cérebro. Se você precisa vender muito, este é o caminho de aprendizado que deve seguir. Por isso, veja abaixo 10 gatilhos mentais que vão te ajudar a vender mais e garantir mais lucros.
1 – Escassez
As pessoas sempre tendem a entender que quanto mais raro e difícil é obter uma coisa, mais valiosa ela é. Mostrar um produto como único ou último no estoque faz com que elas comprem mesmo sem ter uma real necessidade.
Isso acontece porque, segundo estudos, o sentimento de perda pode ser muito mais influenciador do que o sentimento de ganho. Não tente mostrar o que a pessoa tem a ganhar com o seu produto, e sim o que ela tem a perder se não adquirir.
2 – Urgência
Quando uma oferta tem prazo, as pessoas têm que decidir antes que ele acabe. Na urgência, elas acabam comprando também para não perder. Por isso, tente fazer ofertas diferentes de um mesmo produto, estipule prazos e cumpra.
Se você não cumpre os prazos e retira a oferta na hora certa, perde credibilidade e ninguém será afetado por este gatilho. Além disso, a oferta não precisa ser necessariamente um desconto, podendo ser também um bônus ou condição de pagamento.
Dica extra: tenha o seu espaço online para fazer ofertas, pois lá você poderá colocar todos os gatilhos que precisar, inclusive um contador mostrando quanto tempo falta para a oferta acabar. Faça o registro de domínio da sua loja, procure um bom servidor de hospedagem de sites para começar a ganhar dinheiro.
3 – Autoridade
Aqui você basicamente tem que mostrar que entende do assunto. Não precisa ser um expert, mas é necessário que saiba mais do que o cliente. A autoridade é um gatilho mental que gera confiança e deixa qualquer pessoa mais segura para fazer a compra.
Você se machuca, chega ao hospital e duas pessoas te abordam para fazer o atendimento. Uma delas usa jaleco e a outra está com as roupas desarrumadas e não parece trabalhar ali, então qual delas você escolhe para te atender? A que parece entender mais do assunto!
4 – Reciprocidade
Já foi comprovado: você tem mais chances de pedir um favor e ser atendido por aquele que um dia você ajudou. Pessoas tendem a se sentir na obrigação de atender um pedido depois de ajudadas.
Antes de pedir a atenção de alguém, um contato ou até mesmo para que ela compre algo de você, ofereça algo. Ao tomar essa atitude, você deixa o seu cliente mais receptivo para te escutar e fechar negócios com você.
5 – Prova Social
Para quem vai revender um produto de uma marca já famosa, este gatilho é um dos mais fáceis de se abordar. Pessoas tendem a comprar onde todo mundo está comprando, pelo óbvio: se todo mundo consome, é porque é bom.
Mostre sempre o sucesso que o seu produto está fazendo, mostre que muitas pessoas estão comprando (ou revendendo) e mais pessoas irão comprar.
6 – História
Histórias criam laços mais fortes. Ao contar histórias sobre o porquê você vende ou revende certo produto, como ele foi criado para resolver um problema ou qualquer outra coisa parecida, você terá mais chances de lucrar, uma vez que as pessoas tendem a se sentir mais próximas de você.
7 – Comunidade
Parecido com o gatilho da prova social, a comunidade causa um sentimento de pertencimento. Pessoas precisam se sentir que são aceitas em algum grupo e podem consumir muito com esse objetivo.
Quantas pessoas compram produtos que são novidade no mercado porque está todo mundo comprando e só ela ainda não tem?
8 – Consistência
Este é um gatilho para manter os seus clientes como clientes. Não venda uma vez e esqueça daquela pessoa.
Por isso, ofereça informações que podem ajudá-las e faça isso sempre, com consistência. Vai chegar um momento em que elas vão esperar por você. Este é um dos segredos para quem deseja revender produtos ou serviços.
9 – Simplicidade
Tente mostrar como o seu produto pode simplificar a vida do seu cliente. Basicamente funciona quando você vende a solução ao invés do problema. Para isso, busque quais são os problemas que as pessoas enfrentam quando compram de seus concorrentes e tente resolver estas objeções.
10 – Conversa
O relacionamento com o consumidor é um dos pilares de venda para quem deseja ganhar dinheiro na internet ou fora dela.
Por isso, se aproxime cada vez mais de seu cliente. Tente achar coisas em comum para criar relações mais sólidas. Será muito mais fácil vender para um conhecido do que para alguém que acabou de conhecer. Crie relações!
Conclusão
Quando conhecemos a motivação de um cliente, fica mais fácil vender ou revender um produto. E é nesse momento que os gatilhos mentais entram em cena.
Engana-se quem pensa que as vendas se resumem apenas em oferecer o produto e esperar a boa vontade do cliente. Há muito da Psicologia por trás dos negócios e dos segredos de como ganhar dinheiro.
E aí, gostou dos gatilhos mentais para lucrar mais? Quais deles você costuma usar para atrair mais cliente para a compra? Conhece mais algum? Não deixe de comentar!