Quinta, 28 Março 2024

Entenda como um coach pode ajudar você a planejar e realizar suas metas, objetivos e sonhos

É muito comum que, em determinado momento da vida, uma pessoa comece a sentir o desejo e/ou necessidade de mudar. Esse sentimento é característico de um processo de transição e, em âmbito profissional, geralmente acontece quando o indivíduo sente que já atingiu o seu nível máximo de desenvolvimento em uma determinada empresa ou quando existe uma grande insatisfação dentro da área e em relação ao trabalho que realiza.

Hoje em dia, com a mudança significativa no cenário empresarial e econômico, muitas pessoas pensam em empreender ou mesmo desenvolver um perfil mais autônomo, como consultor, mas para dar um passo como este é essencial buscar o autoconhecimento para que o mesmo faça esta transição com mais preparo e planejamento.

Desta forma, o coaching pode ser considerado um processo que traz grandes benefícios, uma vez que visa auxiliar os profissionais em momentos de análise e decisão sobre riscos e oportunidades para suas carreiras. Este processo de reflexão pode ser desencadeado por diversas situações nas quais os profissionais necessitem de auxílio em suas carreiras, seja pelo desejo por um novo desafio ou mesmo por necessitar de uma orientação profissional que permita resultados mais objetivos e consistentes.

O processo de coaching também é bastante útil quando os profissionais sentem dificuldade em se recolocar no trabalho. Estão desgastados e perdidos, pois não entendem quais são os obstáculos que os impede de conquistar uma nova oportunidade. “Parece tão óbvio, mas uma das principais dificuldades que percebo em meus clientes é não saber apresentar a sua trajetória e suas competências. Existem profissionais que passam anos dentro de organizações que não favoreceram este autoconhecimento e quando eles voltam ao mercado de trabalho, normalmente, sentem esta dificuldade”, afirma Deborah Toschi, coach de carreira e vida.

Existem aqueles profissionais da geração Z, que compreende os nascidos entre o fim de 1992 a 2010, e está ligada intimamente à expansão exponencial da internet e dos aparelhos tecnológicos. Com um mundo tão imenso de opções, eles muitas vezes se sentem perdidos em qual caminho seguir. Por outro lado, os profissionais da geração X, que são os que nasceram no início de 1960 até o início dos anos 80, querem construir seus próximos passos, pois sabem que a longevidade aumentou muito. Atualmente, também é cada vez mais comum encontrar profissionais acima dos 50 anos que possuem uma bagagem excepcional e alta produtividade. No entanto, nem sempre eles trabalharam com o planejamento de suas trilhas de carreira, e, nesta fase, sentem a importância de uma preparação. “Acredito que muitos pensam ser tarde ou acham que não serão capazes. Estes pontos são comuns no início do processo. Sempre podemos mudar, melhorar, crescer, porém, temos que nos dedicar para isto”, aponta Deborah.

Trabalho em conjunto

A coach ainda destaca que o processo de transição deve ser tratado com atenção e o coaching é um processo que auxiliará nessa fase. O profissional fará um plano de onde quer chegar e quais são seus sonhos e objetivos, e, com base nestas diretrizes, irá traçar a sua meta. Porém, tudo requer comprometimento, disciplina e disposição, porque sempre é um trabalho a quatro mãos desenvolvido com o coach. “É fundamental entender que existem possibilidades, mas você terá que se preparar. Devemos também pensar no curto, médio e longo prazo. Se você dará continuidade na sua trilha de carreira dentro da área que já atua, o seu nível de prontidão é um, mas se quer iniciar uma trilha nova, o seu nível de prontidão será outro. Desta forma, durante o processo de coaching você deverá desenhar os seus próximos passos”, orienta.

Deborah Toschi: Coach certificada pelo ICI – Integrated Coaching Institute. Sócia-Diretora da CAPIO Desenvolvimento Humano, especializada em Coaching de Carreira, Vida e Mentoria. Atuou em posições de liderança em RH durante 10 anos. Em sua trajetória, foi responsável pela condução de diversos projetos focados em estratégia de gestão de pessoas e desenvolvimento organizacional. Deborah cursou MBA em RH na FIA-USP e é formada em Psicologia pela Universidade São Marcos. Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. | www.capio.com.br

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*Todo o conteúdo contido neste artigo é de responsabilidade de seu autor, não passa por filtros e não reflete necessariamente a posição editorial do Portogente.

Deixe sua opinião! Comente!
 

L'Oréal Paris Elseve Óleo Extraordinário

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome