Quarta, 24 Abril 2024

Com a ocupação da rede hoteleira em alta, o efeito do turismo neste verão está turbinando as oportunidades de emprego e os resultados de empreendimentos dos moradores no litoral paulista. Mas como evitar o marasmo quando a temporada acabar?

Confira estas dicas para aproveitar o aquecimento natural nessa estação e manter o vento a favor nos próximos meses do ano.

Estratégias para ampliar suas perspectivas de emprego

Com um bom currículo para atendimento ao público, você pode conseguir trabalho temporário em bares, restaurantes, lojas e hotéis durante a alta temporada no litoral. E depois? Para conquistar a sua efetivação ou outro emprego fixo quando o seu contrato temporário acabar, vale a pena seguir estas estratégias desde já:

  1. Destaque-se com atitudes positivas. Quem lida com o público sabe o valor de uma boa avaliação... e o peso das reclamações quando o atendimento é frio, desatento ou discriminatório. Então, procure ser uma pessoa solícita com turistas de diferentes origens e estilos.
  2. Aprenda algo novo a cada dia. Observe profissionais mais experientes em ação, as ferramentas que essas pessoas usam e suas soluções para os problemas que surgem no trabalho. O aprendizado contínuo demonstra compromisso e pode ser um útil em uma entrevista de emprego ou oportunidade de avanço na carreira.
  3. Zele por sua saúde física e mental. Para encarar uma sucessão de dias agitados, faça algo que você gosta nos momentos de folga. Mas pegue leve para evitar que um esgotamento atrapalhe os seus planos atuais e futuros.
  4. Revise suas informações profissionais. Alinhe seu perfil no LinkedIn com seus modelos de currículo e cartas de apresentação, adicionando dados sobre suas atribuições e/ou conquistas na ocupação atual.
  5. Mantenha oportunidades e contatos no seu radar. Isso não significa se autopromover ou ficar de olho nos sites de emprego enquanto estiver trabalhando, mas prestar atenção ao cenário para planejar melhor os seus próximos passos.
  6. Assim como algumas empresas precisam dispensar colaboradores temporários no final do verão, outras podem ter que contratar novos talentos nessa época. Então, é importante que você defina suas expectativas e mantenha a mente aberta para o que surgir no horizonte.

3 dicas para manter o pique dos negócios depois do verão

A sazonalidade é um desafio para os negócios nos locais mais procurados por turistas, como no caso das cidades litorâneas da nossa região. O final das férias de verão é marcado por uma queda na movimentação que, apesar de natural para a época, afeta as atividades de empresas e microempreendedores locais. Estas são algumas ideias para ajudar você a lidar melhor com esse cenário:

Capitalize seu empreendimento com o alcance de novos clientes

Com uma boa administração dos negócios antes, durante e depois do período de atividades mais intensas, é possível criar um fundo de reserva ou financiar novos projetos. Isso permite investir em:

  • pequenas reformas em um período de baixa procura
  • aquisição ou melhoria de produtos e/ou serviços
  • estratégias de marketing para reforçar o seu branding

Faça parcerias locais para somar esforços e turbinar resultados

Considere se associar a outra marca que tenha uma boa conexão com o seu público-alvo, sem que haja uma competição. O ideal é que as experiências oferecidas sejam diferentes e complementares, já que isso pode melhorar a experiência de uma comunidade com ambas as marcas. Por exemplo, sua empresa pode patrocinar um evento local ou participar de promoções casadas para fomentar o comércio na temporada baixa. Essa união também pode ser voltada apenas para um nicho de mercado que, mesmo com um público menor, conquiste fãs para as marcas que o atendem de uma forma mais completa.

Crie motivos para prolongar o aquecimento dos negócios

Além de planejar suas finanças e fazer parcerias estratégicas, é importante se preparar para os próximos períodos movimentados de 2024, como feriados que acontecem ao longo do ano, eventos esportivos e datas comemorativas. Isso sem falar nas férias de junho, com temperatura agradável para muitas famílias de turistas.

Para aquecer ainda mais os seus negócios, você pode oferecer benefícios para fidelizar clientes que costumam passar essas e outras temporadas na cidade, além de prolongar algumas das promoções para que a sua clientela local também se sinta valorizada.

 

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*Todo o conteúdo contido neste artigo é de responsabilidade de seu autor, não passa por filtros e não reflete necessariamente a posição editorial do Portogente.

Deixe sua opinião! Comente!
 

L'Oréal Paris Elseve Óleo Extraordinário

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome