Gostaria de investir em criptomoedas, mas desiste por achar complicado? Acha que trocar criptomoedas por dinheiro pode ser bem trabalhoso? Então, esse artigo é para você! Confira como entrar no mundo das moedas digitais é bem mais simples do que imagina!
Se tem muita vontade de investir em criptomoedas, mas nem sabe por onde começar, saiba que não está sozinho. Muitas pessoas estão na mesma situação que você e acabam abrindo mão de investir nesse promissor mercado por medo e desconhecimento.
O fato é que investir em criptomoedas deixou de ser um bicho de sete cabeças, esse mercado não só está, cada vez mais, em alta, como também, bem mais acessível.
É possível transformar em criptomoedas em real?
A resposta é SIM! Mas, primeiramente, é preciso considerar que as moedas digitais não existem no mundo físico, ou seja, elas são operadas em forma de dados no blockchain, que é a tecnologia por trás do bitcoin, e que atua ao mesmo tempo como banco de dados e backup do sistema.
Mas, enquanto em um sistema financeiro tradicional, qualquer transação é confiada a uma terceira pessoa (banco e financeiras), para validar todo o processo, já na tecnologia de blockchain os próprios usuários são os que fazem isso, utilizando plataformas dentro deste sistema para operar a compra e venda de moedas. As chamadas Exchanges, ou corretoras de criptomoedas.
Então, tal como acontece na hora de comprar ações, em que você precisa do intermédio de uma corretora, isso também acontece para converter de reais em criptomoedas.
Mas, no caso das criptomoedas, existem corretoras especializadas, as chamadas exchanges, que são plataformas conectadas à rede da blockchain, com uma interface amigável, para que possa fazer suas transações.
Mas, afinal, como trocar criptomoedas por dinheiro?
Então, como podemos ver, as moedas digitais funcionam da mesma forma que o mercado de ação, para ter criptomoedas é preciso comprá-las, logo, para ter seu dinheiro de volta é preciso vendê-las.
Por isso, a importância de ter uma boa corretora por trás, como a KuCoin, por exemplo, que irá permitir acompanhar o mercado, em tempo real, já que as negociações estão sujeitas às flutuações do mercado especulativo.
Já tendo em mente que a melhor hora de comprar suas criptomoedas, seja Bitcoin, Ethereum ou Shiba inu coin, é quando estão em baixa, por outro lado, a melhor hora de vendê-las e transformá-las em dinheiro real é quando estão em alta.
Por isso, a primeira coisa a fazer, se decidir começar a investir em criptomoedas, é procurar por uma Exchange que seja de confiança, com um número relevante de usuários e com boa reputação no mercado.
Depois de escolher a corretora com a qual irá fazer as transações, terá que abrir sua conta e, então, transferir seu dinheiro fiat – como chamam a moeda fiduciária, ou o real brasileiro.
Lembrando que não há regras para a Exchange trabalhar, algumas aceitam as transferências via Pix, transferência bancária e cartões de crédito ou débito, como a KuCoin, já outras têm suas próprias diretrizes.
Com saldo em conta, já pode começar a fazer a primeira transação, podendo definir quanto gostaria de pagar pela quantidade que se quer comprar, como se fosse um leilão, ou ainda é possível comprar pelo preço médio que estiver sendo ofertado no momento, para iniciantes essa é uma alternativa mais segura.
Após ser concluída a transação, é preciso esperar que o processo de transferência seja confirmado no blockchain, podendo demorar alguns minutos ou, em alguns casos, algumas horas. Simples assim!
No mais, é preciso saber que, ao escolher uma boa corretora, também terá um suporte, facilitando todas as tomadas de decisões.