Sábado, 23 Novembro 2024

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A tomada de decisões empresariais é um dos procedimentos mais importantes dentro das organizações. Por apresentar riscos e oportunidades, deve ser feita de maneira planejada para que os resultados pretendidos sejam alcançados.

Estratégias e ferramentas podem auxiliar no enfrentamento desse desafio diário. O estudo sobre a tomada de decisão pode utilizar um site para fazer mapa mental on-line, por exemplo, como parte do processo de esclarecimento e de visualização das dificuldades e das soluções disponíveis.

No ambiente corporativo, a decisão é um processo que tem o poder de promover o crescimento do negócio, mover estratégias e solucionar problemas. Essa realidade se aplica especialmente a micro e pequenas empresas, já que a responsabilidade é centralizada no empreendedor, que precisa se manter à altura das exigências e das potencialidades da organização.

Cenário atual das empresas no país

O boletim Mapa das Empresas, do governo federal, aponta foram abertas 1,3 milhão de empresas no Brasil no primeiro quadrimestre de 2022. Devido à quantidade de empreendimentos fechados, o saldo nos quatro primeiros meses do ano ficou em torno de 800 mil.

Em 2021, o país atingiu número recorde na abertura de negócios, de acordo com levantamento do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) junto à Receita Federal. Foram 3,9 milhões de novos empreendimentos, 80% deles microempreendedores individuais (MEI), 17,3% microempresas e 2,7% empresas de pequeno porte.

Vale ressaltar, contudo, que 29% das pequenas empresas fecham em decorrência da falta de planejamento — uma das três principais razões que fazem negócios ruírem —, segundo pesquisa da CB Insights. No cenário de nascimento de companhias e da tentativa de manutenção das já existentes, é importante que os empresários estejam atentos à organização e à tomada de decisões.

O que está em jogo na tomada de decisão

Estima-se que um adulto tome cerca de 35 mil decisões ao longo do dia, conforme estudo realizado por Joel Hoomans, professor de estudos de gestão e liderança e diretor de estudos de pós-graduação na divisão de negócios do Roberts Wesleyan College.

Essas escolhas podem ser comuns e corriqueiras — o que vestir, comer, em quem votar ou o que buscar —, mas também envolver resoluções mais complexas, como as feitas no ambiente de trabalho.

Entre inúmeras questões, um executivo precisa decidir quem treinar, demitir ou contratar. Além disso, deve pensar em como delegar tarefas, fazer balanços financeiros e gerenciar lançamentos de produtos ou serviços.

Principais etapas de um processo decisivo

É consenso entre diversos canais especializados em gestão empresarial e experiência do cliente que o processo de decisão conta com algumas etapas que englobam a seleção de uma alternativa em detrimento de outras possíveis. Dentro de uma empresa, esse passo está relacionado à avaliação e escolha do caminho estratégico que mais faça sentido em determinado contexto de setor, mercado ou processo.

Uma decisão errada pode comprometer todo o andamento da empresa. Diante desse impacto, é essencial que ela seja feita a partir da coleta de dados e de informações que auxiliem na identificação das opções mais adequadas para que o melhor resultado seja alcançado conforme a estratégia e os objetivos do negócio.

Identificação da questão central ou problema

A primeira etapa para tomar uma decisão corporativa é identificar qual a questão central ou o problema a ser resolvido. Essa fase é essencial, pois precisa estar relacionada ao objetivo da empresa. Além disso, o mapeamento deve ser feito com minúcia já que, ao final do processo, é importante que o problema inicial seja resolvido a partir das escolhas feitas.

Coleta de dados

A segunda etapa é o momento destinado à análise da situação e das informações disponíveis. Para coletar dados acerca da questão central, o empreendedor pode entrevistar pessoas relacionadas (funcionários, clientes, consumidores), aplicar pesquisas, estudar o histórico da empresa, fazer pesquisas automatizadas e compreender a comunicação interna.

A seleção do instrumento mais adequado para a coleta de dados depende da identificação do problema na primeira etapa.

Avaliação das alternativas

Após identificar o problema e reunir informações, as alternativas para a solução da questão começam a ser delineadas. A dica é reunir a equipe, promover um brainstorming — uma espécie de “chuva de ideias” — e fazer uma lista com todas as opções que possam se encaixar na proposta inicial.

Escolha da melhor alternativa

Para escolher uma entre as ideias disponíveis, é recomendável traçar potenciais situações e cenários para cada alternativa, com o intuito de prever os resultados.

As alternativas podem ser colocadas em ordem de prioridade, com base em valores e critérios coerentes à situação e aos ideais da empresa.

Decisão e acompanhamento

Depois que a decisão final for tomada, é fundamental que haja o acompanhamento dos resultados dessa escolha.

Caso a decisão atenda à questão central do início do processo, pode servir de exemplo para os próximos desafios. Agora, se o problema não for resolvido, é provável que o percurso precise ser refeito.

 

 

 

 

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