O recurso de triagem automática de currículos vem sendo cada vez mais usado nos processos de recrutamento e seleção profissional. Por isso, usar as Keywords certas pode ser exatamente o que você está precisando para turbinar o seu CV.

Para aumentar as chances de chamarem você para entrevistas, não basta ficar no básico como fazer um bom currículo e enviar o mesmo documento para se candidatar a todas as vagas que encontrar ao buscar por um emprego. É essencial otimizar o seu CV usando as palavras-chave ideais para a área desejada — e até personalizar as Keywords de acordo com cada oportunidade.

O que são Keywords para currículo e como saber quais usar no seu

Keywords ou palavras-chave são os termos de pesquisa usados nos mecanismos de busca. Assim como você digita algo no Google para encontrar uma informação, os recrutadores usam certas palavras, frases ou expressões que descrevem de forma específica o que é desejável encontrar nos CVs enviados para determinada vaga em aberto.

Em geral, eles inserem Keywords em softwares de triagem automática de currículos para fazer uma categorização do material recebido. Assim, eles podem selecionar apenas currículos de candidatos com determinada formação acadêmica ou experiência profissional em alguma área.

Por exemplo, incluir palavras-chave para currículo de logística pode posicionar seu CV nos resultados das buscas relacionadas a cargos que vão de trainees em logística a gestores nessa área, de acordo com o tipo de Keywords usadas.

Como saber quais Keywords usar em seu currículo

Para saber quais as palavras-chave procuradas pelos recrutadores, você pode seguir estas dicas:

  1. Pesquise quais os principais termos de busca relacionados à área desejada. Faça uma lista de Keywords para usar no currículo checando quais palavras se repetem em vários anúncios de oportunidades parecidas com as que você está buscando. Dê atenção especial ao que for considerado indispensável para se candidatar à maioria das vagas, mas não deixe de observar o que é desejável — especialmente se você encontrar alguns requisitos que vão de encontro a suas competências e habilidades.
  2. Levante termos específicos no anúncio que você vai responder. Isso é ótimo para ter um currículo personalizado para a vaga, dando um impulso ainda maior às suas chances.
  3. Evite palavras-chave que possam confundir o recrutador. Não deixe que os softwares usados no rastreamento automático de currículo identifiquem termos que podem levar seu CV para outra categoria.

Importante: Revise seu currículo para se certificar que todo o conteúdo é relevante para o tipo de emprego que você está buscando.

Como colocar palavras-chave no CV

Procure distribuir palavras-chave ao longo de todo o currículo, lembrando de incluir termos da sua lista básica e Keywords específicas para cada vaga desejada. Procure usá-las em posições de destaque no CV, tais como as seções de Objetivo e Experiência Profissional.

Você também pode usar alguns sinônimos ou até repetir certas expressões — desde que em posições distantes — para reforçar a sua adequação à vaga em relação à concorrência. Contudo, a relevância deve ser o principal critério para saber onde posicionar as Keywords no currículo. Ou seja, não adianta usar alguma expressão fora de contexto só para passar pela triagem automática de currículos e depois deixar os recrutadores confusos.

Como otimizar o que não passa pela triagem automática de currículos

O visual do seu CV vai fazer diferença quando os recrutadores forem avaliá-lo após a triagem automática de currículos. Por isso, é importante escolher um layout adequado e usar títulos, subtítulos e listas com marcadores para inserir suas informações de forma organizada.

Quanto ao conteúdo, procure manter os seus textos enxutos, claros e objetivos. Sempre que puder, use verbos de ação para transmitir dinamismo. Além disso, aproveite a revisão do currículo para deletar (ou trocar) termos genéricos demais ou que soam como clichê para os recrutadores, tais como:

● Pensar fora da caixa

● Em busca de desafios

● Altamente qualificado(a)

● Movido(a) por resultados

● Honesto(a) e trabalhador(a)

● Líder nato(a)

Em resumo, o ideal é usar apenas Keywords que se encaixem no CV com naturalidade e correspondam ao seu potencial de desempenhar a função desejada. É isso que destaca a sua candidatura de forma positiva para os recrutadores depois que o documento passar pela triagem automática de currículos!

Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*Todo o conteúdo contido neste artigo é de responsabilidade de seu autor, não passa por filtros e não reflete necessariamente a posição editorial do Portogente.

O que você achou? Comente