Imagem120052020

Fazer uma manutenção residencial é importante e necessário, pois esta reforma garante a beleza, durabilidade estrutural do imóvel, além de eliminar riscos como infiltrações ou choques elétricos.

A manutenção residencial requer cuidados periódicos, ou seja, uma pintura nova, a troca de uma luminária, desentupimento de vasos sanitário e manutenção de vazamentos em paredes, devem ser pontos que merecem atenção especial, já que com o tempo, o imóvel sofre com as degradações do tempo e das intempéries, além da ação dos moradores, necessitando de reformas desde as mais simples até as mais complexas.

O grande problema, porém, é que muitas vezes a manutenção residencial pode ser cara e demorada, fazendo com que seja adiada a reforma, comprometendo a situação estrutural do imóvel. Para evitar tal adiamento, a solução é buscar alternativas que barateiam o serviço.

Para uma reforma residencial barata, o foco na economia é fundamental, mas sem renunciar à qualidade e levando em conta o tempo de serviço, com estas dicas de como gastar menos com a manutenção residencial.

De pequenas a grandes reformas - O aumento da manutenção residencial na pandemia

As reformas e manutenções residenciais nunca ganharam tanto fôlego como no período atual. Por conta da pandemia, segundo o Sinapi (Índice Nacional da Construção Civil, as reformas subiram 57%, com aumento na procura de 8,06% entre janeiro e novembro de 2020.

Por conta do isolamento, muitas pessoas começaram a dar mais atenção às necessidades de manutenção residencial, assim como a contratação de profissionais para serviços como desentupimento e caça vazamentos, que obteve alta de 75%. Com o crescimento da demanda, o preço dos produtos relacionados à construção também aumentou. Segundo o ICVA (Índice Cielo do Varejo Ampliado, o preço dos produtos teve aumento de 37,5%.

Apesar disso, porém, os consumidores brasileiros têm mantido a preocupação com uma manutenção residencial que garanta uma casa mais aconchegante, bonita e funcional. Mas sim, o preço alto tem sido um dificultador quando o assunto é fazer reformas ou intervenções mais radicais e complexas, é necessário cortar custos para manter o sonho de uma casa mais bonita, gastando pouco.

Como gastar menos com a reforma residencial

A manutenção residencial pode ser mais barata do que se imagina. Confira algumas dicas para torná-la mais satisfatória e com um custo mais baixo no final do serviço:

1. Faça um planejamento e siga cada detalhe dele

A primeira coisa que deve ser feito é o planejamento da reforma. Não basta olhar para uma parede ou objeto que tem que ser consertado ou trocado e simplesmente fazer a manutenção, sem pesquisar preço, sem analisar se a mudança não compromete outras áreas da casa ou a estrutura.

Antes de qualquer manutenção, faça um plano do que precisa ser modificado, qual o objetivo, ou seja, como deseja que fique e quanto deverá ser investido para tal. Com estas questões respondidas, hora de pesquisar preços de materiais, de profissionais para fazer o serviço e tudo dentro do orçamento, começar o trabalho, sempre deixando no mínimo 10% a mais do orçamento para eventuais transtornos durante a obra.

2. Invista em boas tintas e combata áreas de mofo

Casas que recebem pouca ventilação ou luminosidade, podem sofrer com pontos de mofo. O mofo são manchas escuras que provém da umidade em lugares fechados é causada pela proliferação de fungos e se não é combatido, pode facilitar o aparecimento de doenças respiratórias.

Se a casa precisa de uma boa pintura e possui pontos de mofo com paredes estufadas e tinta descascando, contrate um profissional para fazer a retirada de todos os pontos com mofo, passando um produto abrasivo que limpe e higienize a parede e depois com ela seca, faça a manutenção, inclusive com uma tinta de boa qualidade.

E siga a recomendação de cada tipo de tinta, pois atualmente, você encontra tintas específicas para área que aparecem mofo com facilidade, assim como tintas próprias para áreas molhadas que auxiliam no combate da umidade excessiva.

3. Faça a manutenção de infiltrações e umidade

Geralmente o mofo é causado por áreas que além de pouca claridade e ventilação, podem passar por umidade e infiltrações. Observe possíveis paredes molhadas, manchas e pontos que possam configurar em uma oxidação de tubulações, pois estes são sinais claros de vazamentos em curso.

Nesse caso, chame um caça vazamento ou encanador habilitado e experiente que use equipamentos de detecção de vazamentos e encontre possíveis infiltrações internas, que possam causar o problema. Estes profissionais são capacitados para fazer a intervenção no local do vazamento e consertá-lo com o mínimo de quebra-quebra e sujeira, e o máximo de eficiência e rapidez.

Fique de olho na caixa d´água

Vazamentos em caixa d’ água são comuns e muitas vezes não percebidos com rapidez. Por isso solicite um caça vazamentos ou encanadores que façam testes em sua caixa e consertem o problema rapidamente e qualidade e evite o desperdício de água, que não só causa desequilíbrio no meio ambiente, mas impacta diretamente na conta de água mensal.

Mantenha as calhas sempre limpas

Calhas são dispositivos que direcionam a água da chuva ao ralo de águas pluviais. Quando sujas, podem entupir e dificultar a passagem da água, fazendo com que ela fique represada e possa infiltrar pelo teto e paredes da residência.

O auxílio profissional de uma desentupidora é essencial para que a limpeza da calha seja feita com eficácia e segurança, já que a maioria delas está situada no telhado da casa.

Limpe a caixa de gordura regularmente

Dispositivo acoplado entre a tubulação de esgoto e da cozinha, a caixa de gordura é importante para evitar que detritos da cozinha como óleo usado e restos de alimentos, possam entrar em contato com o esgoto e contaminar a água, além de favorecer entupimentos.

Com o tempo, a caixa de gordura precisa ser limpa com regularidade para evitar entupimentos e mau cheiro. Faça uma cotação e contrate uma empresa de desentupidora que tenha preço justo e que faça a limpeza da caixa de gordura, além de garantir que o descarte do lixo retirado da caixa, será destinado a locais autorizados e que não causam qualquer tipo de malefício ao meio ambiente.

Para garantir a manutenção residencial correta, invista em profissionais de desentupimentos e caça vazamento capacitados e empresas que ofereçam garantia, preço e qualidade para a sua tranquilidade e de sua família.

Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*Todo o conteúdo contido neste artigo é de responsabilidade de seu autor, não passa por filtros e não reflete necessariamente a posição editorial do Portogente.

O que você achou? Comente