As indústrias estão diferentes, portanto, deve ter os seguintes aspetos em mente quando for escrever o seu CV para um trabalho de Encaminhamento de Frete, Logística, Remessa ou Correio.

  • Antes de começar a escrever o quer que seja, ponha-se no lugar do empregador e anote a descrição da pessoa de quem está à procura, depois use isto como um mapa para o seu CV.
  • Indique o seu emprego mais recente e forneça detalhes sobre o seu cargo e conquistas. Quanto mais for para trás, menos detalhes precisamos.
  • Quando indica os seus empregos, precisa de ir atrás pelo menos 5 anos para os cargos que recrutamos, precisamos de retroceder até aí para obter referências. Seja o mais preciso com as datas que possível: por outras palavras, queremos ver o mês e ano em que começou e iniciou os trabalhos e não só o ano.
  • Indique detalhes de quaisquer Sistemas Técnicos. Certifique-se também que mencione todos os produtos de software que pode usar e o seu nível de proficiência neles.
  • Certifique-se de que o seu CV é fácil de ler e apresentado de forma profissional e clara. Idealmente, use sites com modelos de CVs profissionais como este.
  • Mostre de que forma é que é o candidato ideal para o trabalho ao indicar que tem as competências, experiência, comportamento e atitude.
  • Na nossa opinião não inclua uma secção chamada Perfil ou Visão Geral. As informações que incluir sobre as suas qualificações académicas e profissionais e experiência de trabalho, especialmente o seu trabalho mais recente, são muito mais importantes. Escrever CVs é como anunciar como é apresenta as informações e a ordem em que as apresenta é importante.
  • Deve projetar para 2 a 3 folhas A4, mais se se estiver a candidatar para um cargo executivo.
  • Pense cuidadosamente sobre as palavras que usa.

 

Resumir Lista de Competências

O trabalho de Logística não é direto e seco. Há mais para além disso do que apenas organizar mercadorias e horários de entrega. É por isto que precisa de competências de logística que provam que consegue gerir os detalhes e tudo o que vem associado.

Que tipos de competências deve destacar no seu currículo de logística?

  • Educação. Deve ter aptidão para compreender os princípios básicos do trabalho de logística. Isto inclui negócios internacionais, processos comerciais de importação/exportação, gestão da cadeia de fornecimento e diretrizes e regulamentos de envio/transporte para indicar algumas. Uma licenciatura universitária de quatro anos numa área de estudos relevante é preferível, mas uma licenciatura Associada também vai servir.
  • Certificação. Se só for capaz de obter educação a nível escolar, o próximo passo é melhorar as suas competências ao inscrever-se em cursos curtos. Há faculdades comunitárias, agências de formação de competências e até cursos online que oferecem estudos avançados em trabalho logístico mais outras disciplinas relevantes como comunicação, contabilidade e atendimento ao cliente. Titulares de licenciaturas devem considerar obter um certificado de importação comercial para acrescentar mais valor à sua candidatura.
  • Formação no Trabalho. Outra opção para aqueles que só concluírem uma educação de nível secundário seria inscrever-se em programas de formação no trabalho oferecidos pela empresa de logística. Pode até ter um emprego garantido após concluir a formação. Claro que, vai depender do seu desempenho. A desvantagem é que a maioria dos empregos de programas OJT não abre o candidato a oportunidades de gestão.
  • Competências Organizacionais. Como leu na nossa amostra de descrição do trabalho para um currículo de logística, um dia na vida de um coordenador de Logística pode estar atolado de trabalho desde o nascer do sol ao pôr do sol. Para continuar a ser produtivo, precisa de boas competências organizacionais, de modo a poder planear o seu horário diário de forma mais eficaz.
  • Competências de Atendimento ao Cliente. Todos os dias, coordenadores e gestores de logística encontram-se e falam com pessoas e empresas que fazem parte da cadeia de valor da empresa. Tem credores, empreiteiros e claro, clientes. Estes são os seus clientes e todos eles podem ter preocupações e problemas que têm que ser trazidos à sua atenção. Deve ter a capacidade de encontrar soluções dentro de um tempo razoável a partir do qual a situação já não será uma inconveniência para o cliente.
  • Competências Informáticas. A eficácia é importante para continuar produtivo. Na logística, deve estar familiarizado com os programas de software mais recentes que são usados na indústria. A empresa pode ter o seu próprio software proprietário. Estar familiarizado com programas de computador vai tornar a aprendizagem mais fácil.

 

Mais Dicas de Escrita

Ser orientado para detalhes é importante na Logística. Um erro pode enviar o seu currículo para o gabinete de arquivo. Antes de o enviá-lo, reveja as nossas dicas de escrita para o seu currículo de Logística durante alguns minutos:

  1. Abra A Sua Experiência de Trabalho – Um trabalho em Logística cobre muitas tarefas diferentes e a descrição do trabalho deve depender da indústria. Não se contente com uma Experiência de Trabalho monocromática. Anime-a ao ser dinâmico na forma como apresenta as suas competências e responsabilidades diferentes. Cada entrada na sua experiência de trabalho deve mostrar um conjunto de competências diferentes.
  2. Mantenha-o Organizado – Os recrutadores vão começar a formar opiniões assim que olharem para o seu currículo. Mesmo antes de o lerem. Só a aparência visual indica pistas que lhes vão dizer quem é e como encara o trabalho.

Se o seu currículo parecer muito confuso, vão achar que vai ser igual no trabalho. Mantenha o seu currículo organizado ao usar listas com pontos, usando frases descritivas e estilos de letra fáceis de ler.

Lembre-se que cada currículo que enviar deve ser diferente. Deve ser escrito especificamente para a empresa para a qual se está a candidatar. Não se preocupe em ficar sem ideias.

Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*Todo o conteúdo contido neste artigo é de responsabilidade de seu autor, não passa por filtros e não reflete necessariamente a posição editorial do Portogente.

O que você achou? Comente