Quarta, 24 Abril 2024

Conheça as principais razões pelas quais você deve incluir a cidade pernambucana em sua lista de viagem.

Quem deseja conhecer Caruaru, município do estado de Pernambuco, mas não sabe qual é a melhor opção de transporte, deve considerar a Itapemirim Ônibus, que oferece toda segurança e conforto necessários para que a viagem seja inesquecível.

Caruaru fica a 130 km de Recife e é a maior cidade do agreste pernambucano, sendo afetuosamente conhecida como a “Capital do Forró”. O motivo fica bem evidente ao visitar a região, pois o ritmo sempre é tocado no comércio local.

Além disso, o município é conhecido por ter uma das culturas mais ricas do país. O artesanato com barro feito por excelentes artesãos, como Vitalino, é um exemplo disso.

Também há muitas celebrações típicas que atraem milhares de turistas, com destaque para a Festa de São João. Abaixo, listamos oito dos melhores pontos turísticos da capital do forró. Confira!

1- Museu do Barro

O Museu do Barro, também chamado de Espaço Zé Caboclo, está situado em um dos anexos do Espaço Cultural Tancredo Neves, bem próximo ao Pátio do Forró. Ao visitar o local, você conhecerá trabalhos dos artistas da cidade, como Mestre Galdino e o Mestre Vitalino.

2- Museu do Forró Luiz Gonzaga

Também localizado no Espaço Cultural Tancredo Neves, o Museu do Forró Luiz Gonzaga está presente nos principais roteiros turísticos do município. Ele é dividido em quatro salas: Luiz Gonzaga, Festejos Juninos de Caruaru, Elba Ramalho e Centenário Luiz Gonzaga. Os acervos são constituídos de textos, documentos, imagens, arquivos de áudio, livros, peças decorativas, vestimentas e alguns objetos pessoais.

3- Casa Museu Mestre Vitalino

Mestre Vitalino usou o barro para simbolizar sua gente e sua terra, criando tipos e revelando sentimentos. Com isso, sua arte tomou proporções internacionais. Sua humilde casa foi transformada em museu e incorporada ao patrimônio municipal em 1969, mais precisamente no dia 26 de abril.

4- Alto do Moura

O Alto do Moura é um dos bairros mais famosos de Caruaru, classificado como um dos centros de arte figurativa mais importantes do mundo. Além disso, nele, acontecem as apresentações de grupos regionais e dos tradicionais trios de forró Pé de Serra.

5- Festa de São João

Durante a Festa de São João, Caruaru transforma-se e vira palco de grandiosas festas juninas. A cidade inteira colore-se e ganha enfeites típicos durante o período. As noites de São João ganham agito pelas cantorias de viola, xote, concurso de quadrilhas, forrós, blocos juninos, baião e xaxado.

6- Feira de Caruaru

A tão famosa feira de Caruaru é um dos atrativos turísticos mais importantes da cidade, além de ser apontada como uma das mais importantes feiras do país, recebendo aproximadamente 40 mil visitantes por semana.

No ano de 2006, a Feira de Caruaru recebeu o título de Patrimônio Imaterial Brasileiro, oferecido pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). A feira possui diversas barracas, nas quais são vendidos os mais variados tipos de produtos, como roupas e artesanatos, por um preço bem acessível.

7- Memorial Mestre Galdino

O Memorial Mestre Galdino exibe peças e poesias originais feitas por este grande artesão e poeta popular. Também é possível encontrar textos sobre a vida e a obra do artista, incluindo fotografias. Assim como Vitalino, Galdino destacou-se pelo artesanato em barro, sobretudo pelas peças mais surrealistas.

8- Festivais em Caruaru

No dia 24 de junho, normalmente acontece o Festival de Bacamarteiros. São aproximadamente 700 participantes vestidos de cangaceiros, atirando com bacamartes antigos, algo imperdível! Também acontecem os festivais de quadrilhas, fogueteiros e sanfoneiros, que agitam mais de 20 mil pessoas.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*Todo o conteúdo contido neste artigo é de responsabilidade de seu autor, não passa por filtros e não reflete necessariamente a posição editorial do Portogente.

Deixe sua opinião! Comente!
 

L'Oréal Paris Elseve Óleo Extraordinário

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome