Cidades do estado oferecem diversas opções para quem procura adrenalina.
Para muitas pessoas, viajar é sinônimo de descanso e relaxamento, sendo a oportunidade para conhecer um lugar novo. Contudo, para outras, a viagem é a chance de ir até locais que permitem a prática de esportes radicais, como ciclismo, rafting e paraquedismo.
Quem tem sede por adrenalina não vai se arrepender de viajar com estadia em Goiás nas próximas férias. Em todo estado, existem diversas opções de destinos para a prática desse tipo desse esporte. No texto abaixo, conheça algumas das possibilidades e em quais cidades podem ser praticadas.
Tirolesa
Entre as opções da prática de tirolesa no estado, uma das que proporcionam a melhor experiência é a do Santuário Vagafogo, em Pirenópolis. O local conta com duas tirolesas com uma vista incomparável.
Outra recomendação é a Mega Tirolesa do Hot Park, em Rio Quente. Ela fica a 70 metros do chão e tem uma extensão de mais de 1 km, criando a sensação de voo livre por 1 minuto e meio. Outras tirolesas do lugar são a Girolesa, repleta de curvas, e a Tirolesa Aventura no Eko Aventura Park, com um percurso de duração de 40 minutos.
Uma das vantagens dessa escolha é que ela não exige esforço físico, nem preocupação: as atividades do local têm total segurança, incluindo treinamento e profissionais com capacitação apropriada, feita pelo Circuito de Aventuras.
Rafting
Outro esporte radical que você pode realizar em Rio Quente é o rafting. O Eko Aventura conta com dois percursos, Duck e Rafting, para quem deseja descer uma correnteza a bordo de um bote ou um caiaque, usando os remos para desviar-se dos obstáculos.
No Duck, o trajeto é feito com um caiaque e tem duração de 1h30. Se você tiver filhos de 14 anos, a boa notícia é que eles podem conduzir o caiaque. No Rafting, o percurso, também de 1h30, é feito sobre um bote inflável. Crianças de 3 anos podem participar do passeio, enquanto aquelas com 7 ou mais já podem remar.
Ciclismo
Para quem ama pedalar, uma das melhores opções presentes no estado é o Caminho de Cora. O trajeto conecta as cidades de Corumbá e Goiás, totalizando cerca de 300 km. Percorrendo-o, a pessoa tem a oportunidade de se conectar com a natureza e valorizar a cultura da região.
Uma das atrações é que há placas com poesias de Cora Coralina durante o percurso. O trajeto também inclui morros e pedreiras, além de cachoeiras que você pode parar para descansar e se refrescar.
Paraquedismo
Se você tem desejo de saltar de paraquedas e experimentar uma queda livre a 200 km por hora, o seu destino é a cidade de Anápolis. Com um treinamento rápido, de 20 minutos, é possível realizar um salto duplo, acompanhado de um instrutor especialista na modalidade — ideal para quem ama adrenalina.
Trekking
Um dos esportes que melhor possibilita o contato com a natureza, sendo uma referência de atividade ao ar livre, é a caminhada em trilhas, conhecida como trekking. Em todo o estado, há várias opções de destinos para realizar essa prática, já que existem muitos pontos de ecoturismo em Goiás.
Uma das melhores recomendações é a cachoeira do Label, que fica localizada a 25 km de São João d’Aliança, na Chapada dos Veadeiros. São 2 km de trilha em um trajeto de nível moderado, mas o esforço é recompensado pela vista exuberante da cachoeira e da paisagem ao redor.
Rapel
O rapel é uma prática bem comum em várias cachoeiras do estado, com alturas que variam de 35 a 55 metros. Entre as opções, estão a cachoeira de Maratá (em Pires do Rio), Ló (Santa Cruz de Goiás) e Itambé (Aloândia).
Os pacotes para essa prática incluem duas descidas e equipamentos de segurança, além da orientação de profissionais, que indicam como praticar o esporte. A bela vista e a adrenalina obtida pela descida satisfazem qualquer um.
*Todo o conteúdo contido neste artigo é de responsabilidade de seu autor, não passa por filtros e não reflete necessariamente a posição editorial do Portogente.