A poluição do ar é um tema muito debatido, principalmente nos últimos anos, mas poucas pessoas sabem quais são as causas dela e ainda que existem tipos distintos.
Por isso é importante abordar esse tema de forma geral, falando inicialmente sobre o que ela é, e a seguir iremos nos aprofundar mais no assunto.
Vamos lá!
O que é a poluição do ar?
A poluição do ar trata-se da introdução feita de qualquer tipo de substância que venha a se tornar nociva para a saúde e para o meio ambiente, por conta da concentração dela.
Assim, a poluição atmosférica ou do ar nada mais é do que a contaminação do ar ocorrida pela presença de gases, de partículas sólidas em suspensão, por líquidos, por material biológico ou ainda por energia.
Para se ter uma ideia de como ela é nociva, a Organização Mundial da Saúde estipulou que por ano milhões de pessoas podem vir a morrer devido à poluição do ar em todo o mundo.
Quais são os tipos de poluição do ar?
Agora é o momento de conhecer quais são os tipos de poluição do ar, que podem ser primários (quando são lançados de forma direta no ar) e secundários (por reações químicas ou físico-químicas devido aos poluentes primários).
O monóxido de carbono (CO) é um dos principais causadores da poluição do ar, sendo um gás que é tóxico, incolor e inodoro.
Ele é produzido por meio da queima não completa de um combustível, impedindo que haja o transporte adequado do oxigênio no organismo humano, causando asfixia.
Já a poluição do ar por dióxido de carbono (CO2), uma substância que é fundamental para os seres vivos, é também perigosíssima.
O gás carbônico é produzido durante a respiração celular, apesar de ainda ter outras fontes, causando uma grande poluição do ar, como é o caso da queima de combustíveis fósseis, além de ainda causar o efeito estufa.
Um outro tipo de poluição do ar é o ocasionado pelos óxidos de enxofre (SOx), sendo que o mais nocivo é o dióxido de enxofre (SO2), que é produzido pelos processos na indústria.
Na atmosfera terrestre, esse dióxido forma o ácido sulfuroso, o que leva ao surgimento da chuva ácida.
Os Clorofluorcarbonetos (CFCs) eram emitidos para a atmosfera por conta dos refrigerados e aparelhos de ar-condicionado.
Hoje em dia, como eles estão banidos em quase todas as partes do mundo, eles acabam causando menos danos, mais ainda atingem a camada de ozônio, quando entram em contato com outros gases.
Por último, temos a poluição do ar pelos óxidos de Nitrogênio (NOx), principalmente o dióxido de nitrogênio (NO2), que é um fator enorme de poluição do ar.
Eles são gases com uma alta reatividade, sendo formados durante o processo de combustão, seja pela ação microbiológica ou pelos raios.
Causas da poluição do ar
Há diversas causas que podem ocasionar a poluição do ar, algumas mais comuns e outras menos, mas igualmente danosas.
As fontes naturais são enormes causas da poluição do ar, como é o caso das poeiras vindas de fontes naturais, pela fumaça e pelo dióxido de carbono que são emitidos durante as queimadas naturais ou ainda o metano, que é produzido e emitido devido ao processo da digestão dos animais.
Além dessa, outra causa muito comum que pode ser citada para a poluição do ar é a de fontes antropogênicas, ou seja, aquelas causadas pelo homem.
Isso significa a poluição vinda dos motores de veículos, as queimadas que são realizadas por conta da agricultura (no Brasil, elas são a casa de mais de 75% das emissões do gás carbônico) e ainda os gases emitidos pelas indústrias.
Tudo isso causa grandes problemas na atmosfera terrestre, o que coloca em risco a vida humana, a vida animal e ainda das plantas.
A chuva ácida, o efeito estufa e baixa no índice da qualidade do ar, por exemplo, são alguns dos danos mais graves ocasionados pela poluição atmosférica.
As pessoas, por conta disso, podem ter problemas como dificuldade para respirar, redução da capacidade pulmonar, aumento das chances de doenças cardíacas e do desenvolvimento de diferentes tipos de câncer.
Então é preciso combater o quanto antes a poluição do ar, pois além de problemas ambientais você pode ter problemas com o direito ambiental, já pensou no tamanho da dor de cabeça que uma infração ambiental pode ocasionar? Mas isso não é o foco desse texto, para saber mais sobre isso, veja este texto sobre o Direito Ambiental e a poluição atmosférica, por hoje é só, até a próxima postagem.