Quarta, 01 Mai 2024

Acompanhar as tendências de mercado é uma necessidade tanto para empresas como para autônomos, principalmente após um ano que impactou tantas vidas e empresas.

O Covid-19 trouxe consigo mais uma crise para os brasileiros e mudou cenários de maneiras drásticas. A maior parte das organizações precisaram se adaptar e pensar em novas estratégias para se manterem ativas no mercado.

Com uma crise instalada na saúde pública e muitas empresas fechando suas portas para conter o vírus, o consumo de produtos e serviços caiu, e com isso, diversos problemas econômicos começaram a surgir.

Com a chegada da vacina, muitos profissionais e empreendedores estão esperançosos e acreditando em um recomeço.

Mas, para se manter firme para o ano que acabou de se iniciar, é importante entender quais são as tendências do mercado.

Isso porque, apesar da vacina, não há uma previsão para que a pandemia seja solucionada, o que nos obriga a continuar na procura de novas maneiras de se adaptar às essas mudanças.

Pensando em todos esses impactos e nas expectativas de empresas e profissionais, neste artigo, vamos falar um pouco sobre os problemas enfrentados no ano passado e as mudanças no mercado para 2021. Acompanhe!

Os problemas enfrentados em 2020

Vai ser difícil alguém se esquecer de 2020 ou não associá-lo a uma das maiores crises de saúde vistas em todo o mundo. A chegada da pandemia não causou apenas problemas de saúde, mas também econômicos.

O sentimento de incerteza ainda perdura, mesmo que brandamente após a vacina, mas as consequências financeiras ainda estão sendo sentidas por pessoas de todo o mundo, principalmente no Brasil.

O comportamento do consumidor mudou, e empresas como de motoboy entregador e seus profissionais cresceram muito, em vista do aumento das compras pela internet e delivery de comida.

Por outro lado, alguns impactos não foram tão positivos, como a alta no preço dos alimentos, alta do dólar, aumento de desemprego, entre outras situações.

Ao invés de evoluir, a economia retrocedeu e só não piorou por conta de ações como o Auxílio Emergencial, que por meses foi a única fonte de renda para muitos indivíduos.

Outro resultado notável foi o aumento de 31,4% no número de desempregados entre pessoas de 18 a 24 anos. Além disso, a disponibilidade de vagas diminuiu e as exigências estão maiores.

A população mais pobre foi, sem dúvidas, a mais afetada. Aqueles profissionais que tinham um emprego garantido em empresas de entregas conseguiram se manter, mas, para outros, a situação é bem diferente.

O auxílio dado pelo Governo Federal foi a única forma de manter as despesas, contudo, o valor foi insuficiente para muitos, em especial para as famílias mais numerosas.

O desemprego veio acompanhado do aumento de preços, o que tornou muitos alimentos e itens básicos inacessíveis, como:

Arroz;

Óleo;

Carne;

Gás de cozinha.

Alguns setores, como o da construção civil, foram bastante afetados, principalmente por conta da paralisação das atividades para evitar a propagação do vírus.

Muitos negócios precisaram fechar suas portas, como academias, salões de beleza e comércios em geral, em vista da necessidade de distanciamento social.

Por outro lado, diversas empresas conseguiram se reinventar e investir em outros métodos de trabalho, como o home office. Com o auxílio de um computador novo, profissionais de muitas áreas foram capazes de manter seus empregos.

Isso reduziu um pouco os impactos negativos e evitou que a taxa de desemprego fosse ainda maior. Além disso, permitiu que as famílias pudessem acompanhar a nova rotina escolar dos filhos, que passaram a estudar em casa.

No entanto, o ensino a distância em todas as escolas e universidades acabou por impactar outro setor do mercado: os motoristas de transporte escolar.

Esses profissionais, de fato, não tiveram como trabalhar em 2020 e precisaram se dedicar a outras atividades, como fretes, mudanças, entre outras possibilidades.

No entanto, no primeiro semestre de 2021 as esperanças começaram a se renovar e novas tendências começam a se desenhar.

Apesar da pandemia ainda estar em andamento, a distribuição da vacina vai levantar um pouco o mercado em muitos setores, como lojas de impressora para gráfica rápida, comércio em geral, restaurantes e empresas dos mais variados setores.

Em vista disso, é importante saber quais são as possibilidades para o mercado em 2021, e é exatamente sobre isso que vamos falar no próximo tópico. Acompanhe!

O que o mercado deve seguir em 2021?

Os acontecimentos de 2020 foram inesperados e desafiadores para todos, por isso, começamos 2021 com a esperança de momentos melhores, mais positivos e estabilizados em todos os sentidos e dentro do possível.

Segundo especialistas, 2021 é considerado o ano da transformação, que está levando a humanidade de um período a outro. Isso porque as mudanças provocadas pela pandemia, como uso de máscara em sala reunião pequena, ainda vão durar.

Além disso, até que toda a população esteja vacinada, algumas medidas poderão ser retomadas, como um período de isolamento, ainda nos primeiros meses de 2021, como no feriado de Carnaval.

A previsão de fortalecimento da economia no Brasil é a partir do segundo semestre, quando boa parte da população já tiver sido vacinada. O esperado é que, até lá, empresas dos mais variados setores já terão se adaptado às mudanças no comportamento do consumidor.

Além disso, a partir de julho, a tendência é que negócios como bares e restaurantes possam começar a atuar com mais liberdade, no entanto, com algumas medidas preventivas e de distanciamento.

O turismo é o setor mais aguardado. Com fronteiras fechadas no mundo todo, principalmente na Europa, a tendência é que esse seja um dos mais beneficiados após boa parte da população se vacinar.

Da mesma maneira, o empreendedorismo deve ter um aumento significativo, o que pode expandir a procura por aluguel de espaço comercial. Consequentemente, o mercado imobiliário vai crescer ainda mais.

Outra tendência é que as empresas, em seus mais variados nichos de atuação, adotarão definitivamente algumas medidas de responsabilidade social, como disponibilizar o uso de álcool gel e máscaras.

Além disso, outras inclinações do mercado estão vindo com força, como as plataformas e-commerce. A compra e venda de produtos pela internet cresceu muito em 2020 e vai continuar crescendo nos próximos anos.

No entanto, isso também causou a concorrência entre as marcas, que estão adotando novas estratégias para atrair clientes, como as ações de produção de conteúdo em marketing digital.

A tecnologia, como era de se esperar, nos auxiliou muito no ano passado e vai continuar sendo o braço direito das empresas e pessoas em 2021.

Empresas de diferentes mercados, como um estúdio para ensaio, passarão a adotar soluções tecnológicas como Big Data, softwares para várias atividades, Inteligência Artificial (IA) e Realidade Aumentada (RA).

A abordagem de vendas também passará por transformações, seguindo as mudanças no comportamento de consumo e exigências do consumidor moderno. Exemplos disso são as vendas reativas ou proativas.

O uso de estratégias a favor da experiência do cliente estará em alta, como no caso do omnichannel, em que o cliente pode comprar, ser atendido e ter qualquer tipo de contato com a marca por meio de diferentes canais.

Os pagamentos digitais são outra forte tendência, uma vez que as pessoas passaram a usar mais seus aplicativos para pagarem produtos e serviços como locação de som.

Com o surgimento do Pix, as transações financeiras se tornaram ainda mais práticas e econômicas, além de seguras. Portanto, as empresas devem se atentar a essas mudanças para que possam se modernizar e não ficar para trás.

O uso de aplicativos e sites de compra e venda, e também de comunicação, como o WhatsApp estará em alta. Além de facilitar o momento da compra para o consumidor, o cliente moderno prefere se comunicar por meio desses canais.

A sustentabilidade estará mais em pauta do que nunca, visto que o comportamento humano pode ter consequências catastróficas, como as que estamos vendo agora. As empresas sustentáveis, que antes já eram valorizadas, estão sendo ainda mais.

Conclusão

Para você que deseja empreender em 2021 ou que quer conquistar um novo emprego, o melhor a fazer é se manter sempre informado.

O mundo moderno muda constantemente, mas alguns acontecimentos aceleram as mudanças e trazem novidades, sejam elas boas ou ruins.

Quando estamos atentos a toda essa movimentação, conseguimos nos preparar melhor para lidar com as crises e surpresas, uma vez que se tem algumas “cartas na manga”.

Agora que você já sabe como foram os desafios enfrentados em 2020 e o que se espera em 2021, pode agir com mais segurança e estabilidade neste ano cheio de expectativas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*Todo o conteúdo contido neste artigo é de responsabilidade de seu autor, não passa por filtros e não reflete necessariamente a posição editorial do Portogente.

Deixe sua opinião! Comente!
 

L'Oréal Paris Elseve Óleo Extraordinário

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome