Segunda, 29 Abril 2024

Uma empresa que não possui um site personalizado pode acabar ficando para trás na competição pela venda e também pela fidelização de clientes, ainda mais em tempos onde compras online viraram uma tendência, que permanece em uma crescente.

Essa personalização nada mais é do que a forma de uma empresa apresentar a identidade própria por meio de uma página de vendas, ofertando seus produtos e serviços, ao mesmo tempo que chama atenção de usuários.

Mesmo com toda a importância dessa modificação particular, muitos sites de empresa acabam mostrando cada vez mais imagens desinteressantes e, até mesmo, sem nenhum tipo de oportunidade de experiência, caindo, então, no esquecimento por parte de clientes.

Ao longo do seguinte texto, você entenderá mais sobre como essa preocupação com a personalização pode trazer grandes vantagens para uma empresa, bem como quais riscos você corre quando não aposta em um site personalizado. Confira!

O que é um site personalizado?

Hoje em dia, grande parte das movimentações relacionadas à compra e venda de produtos e serviços acontece por meio da internet, uma ferramenta que melhorou a forma de comunicação entre pessoas em todo o mundo, que possuem alguns objetivos similares.

Dessa maneira, podemos entender que uma empresa que está fora da internet, seja pela ausência nas redes sociais ou em plataformas digitais, como sites e e-commerces, acaba perdendo oportunidades de venda, podendo então entrar no prejuízo.

Mas estar na internet de maneira correta vale muito mais do que apenas se cadastrar em um site e ter um espaço online. Pelo contrário, é preciso criar a comunicação e identidade de sua marca nesses lugares cibernéticos, focando sempre na personalização.

Mas afinal, o que é personalização? Podemos entender que essa é uma ferramenta multimidiática, encontrada apenas em sites na internet, que podem ter a possibilidade de mexer em estruturas de uma página inteira, deixando-a mais parecida com o negócio.

Essa função dentro da plataforma pode ser facilmente gerenciada através de aplicativos e sistemas próprios de construção de sites, geralmente promovidos por meio de desenvolvedores, que baseados no design escolhido, replicam digitalmente a cara nova.

Por exemplo, em um site onde são vendidas mesas de aço inox industrial, é interessante que o cliente tenha acesso a informações sobre o produto, além de acessos dentro do site, onde ele possa comparar marcas, cores e, até mesmo, outros tipos de utensílios.

Além de botões com pesquisas e setores específicos de cada produto ou serviço sendo oferecidos na plataforma, é interessante combinar todos os itens em uma praticidade de entendimento, já que muitas pessoas vão entrar no site de casa, sem ajuda.

Sobre isso, é interessante colocar assuntos de navegação próximos, como no caso de uma loja de construção, onde são oferecidos alguns tipos de porta transvision e também de fechaduras de porta, de forma a complementar as vendas.

Uma outra preocupação dentro de um site personalizado é fazer com que a navegação seja fácil de ser entendida, dessa forma, mantendo ícones e lugares do site à vista do usuário, que pode não achar interessante caçar aquilo que quer comprar.

A personalização é uma forma atraente de compra também. Quanto mais um site permite com que aquele produto pareça fácil de ser acessado, mais o cliente se sentirá induzido a comprá-lo, e por isso se faz importante o design dessa plataforma.

Por exemplo, um site de serviços de corte e dobra de aço pode não ser tão interessante quando apresentado em cores rosas, ou juntando figuras de desenhos animados em torno da plataforma, pois além de não passar credibilidade, não faz parte da comunicação da empresa.

Situações que a falta de personalização gera

Até aqui entendemos que a personalização faz parte da escolha do público. Afinal, um usuário vai dar preferência para uma página bem montada e com elementos compatíveis com o ideal da marca.

Então, cuidar da valorização da imagem digital também é uma forma de aumentar a credibilidade de seus clientes, já que estar bem visível dentro da internet é sinônimo de reconhecimento e autoridade, elementos que negócios não devem perder.

Caso esse cuidado não aconteça, algumas desvantagens podem acabar surgindo, gerando prejuízos e dores de cabeças para empresários, que serão obrigados a rever suas estratégias e as formas como aparecem na web.

1 - Desistência do cliente

Uma das principais delas dentro de um assunto de personalização é a desistência do cliente pela compra no lugar, já que à primeira vista um site que não identifica a empresa pode não parecer confiável para servir como local de compra.

Isso acontece porque, hoje em dia, muitas pessoas se preocupam com a segurança na internet, que é constantemente alvo de planos para roubos de senhas, dados e informações de cartões e outras formas de transação bancária.

Por isso, um site que não apresenta o mínimo de arrumação virtual, não deixando claro que seja um local seguro para compra, e nem ao menos apresentando selos de empresa de segurança eletrônica ou de proteção total de dados, pode acabar sendo deixado de lado.

Isso leva, muitas vezes, à desistência da compra, já que grande parte dos clientes não se sente protegida e muito menos animada em comprar no lugar. Aliado a isso, o site pode não oferecer recursos práticos, tornando toda experiência algo negativo.

2 - Perda de oportunidades de ganho

Uma empresa sem nenhum tipo de personalização em seu site na internet acaba perdendo outras oportunidades de ganhos, como no caso de anúncios em banners localizados em toda a plataforma, geralmente gerenciados por um sistema paralelo.

Nesses casos, uma loja online que tem como foco a venda de bomba de água centrífuga, por exemplo, pode utilizar o espaço dentro do site para propagar anúncios de empresas diversas, mas que tenham um foco parecido, como no caso de eventos de agronegócio na cidade.

3 - Falta de informação = concorrência mais forte

A falta de personalização também acarreta na falta de informação, ou seja, uma página sem dados relevantes e importantes acaba perdendo clientes para a concorrência. Afinal, ninguém gosta de se deparar com páginas vazias.

Por isso, além de uma questão estrutural de informações, uma empresa que não personaliza seu site na internet pode estar ficando de fora de um mercado, que atualmente sustenta milhões de pessoas que trabalham com vendas ou produção de conteúdo.

Vendo essa realidade, é interessante que empresas procurem formas de reverter essa falta de estruturação, pensando em formas de organizar seus espaços online e entregar tudo aquilo que o público deseja em questão de ambiente virtual de qualidade.

Como melhorar sua plataforma

Ao entender melhor tudo aquilo que prejudica a navegação e o interesse dos possíveis clientes da sua empresa dentro da sua plataforma online, é possível pensar em algumas soluções para reverter essa situação, sempre pensando em economia e facilidade.

Em termos de personalização, a primeira dica para modificar um site na web e transformá-lo na maior fonte de informação e experiência para usuários, é investir em um desenvolvimento da plataforma, feito por profissionais qualificados.

Por exemplo, para personalizar um site de uma loja de construções focada em vendas de bico de aquecimento para maçarico, profissionais de design podem montar a estrutura do site da melhor maneira possível, pensando em comunicar itens como:

  • Vendas da empresa;
  • Formas de contato;
  • História do negócio;
  • Página de pagamento;
  • Itens mais comprados;
  • Entre outros.

Além disso, também é interessante integrar o site com redes sociais, presentes em ícones, que podem ser acessados em lugares estratégicos da plataforma. Essa ligação com outras plataformas é necessária para que aconteça uma maior conexão entre clientes.

Após a fase de construção dos principais itens do site, o profissional de design deve repassar todo o projeto de personalização do seu site para um desenvolvedor, que vai traduzir todas as especificações para um formato computadorizado.

Dessa forma, seu site passará a existir no mundo online, apresentando cada uma das especificações pensadas e construídas. É importante que todo esse processo seja feito pensando na experiência do cliente, ou seja, deve ser fácil de acessar.

Isso é tão importante dentro de uma personalização, porque é dentro de casa ou do trabalho, por computadores ou celulares, que uma pessoa poderá acessar a página da sua empresa, podendo se encantar rapidamente, ou deixar a página em um segundo.

Um site especializado em vendas de portão basculante preço, por exemplo, deve fornecer em sua página inicial um acesso rápido ao produto. Infelizmente, quando isso não acontece, a marca acaba perdendo clientes para a concorrência.

Considerações finais

Focar em uma organização e personalização da sua plataforma online pode alavancar as vendas do seu negócio, enquanto satisfaz seu público comprador.

Então, não importa se o seu negócio seja focado em alimentação fitness ou em revenda de motor Garen, é necessário apostar fielmente nessa estratégia.

Por isso, não deixe de utilizar as melhores técnicas para trazer para o seu site a melhor forma de experiência de usuário possível dentro da internet!

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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*Todo o conteúdo contido neste artigo é de responsabilidade de seu autor, não passa por filtros e não reflete necessariamente a posição editorial do Portogente.

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