Segunda, 29 Abril 2024

O SEO (Search Engine Optimization), ou otimização para os mecanismos de busca, é um conjunto de técnicas aplicadas em sites e blogs, com o objetivo de melhorar a classificação dessas páginas nos buscadores, especialmente o Google.

Essa estratégia se tornou muito popular nos últimos anos, devido ao crescimento exponencial da internet e o uso cada vez maior das plataformas de pesquisa. Afinal de contas, hoje em dia é possível encontrar praticamente tudo no mundo online.

Se pesquisarmos por guarda corpo e corrimão em aço inox, por exemplo, o Google vai nos mostrar uma série de resultados, incluindo sites de empresas especializadas.

Mas vamos ser sinceros: na maioria das vezes, clicamos logo nos primeiros resultados de pesquisa, não é mesmo?

É aí que entra o SEO, já que a estratégia melhora a classificação dos sites, aumentando o tráfego orgânico e, consequentemente, o reconhecimento da marca e as chances de venda.

Quem já aplicou a otimização sabe que ela tem como foco a produção de conteúdo relevante, o uso de palavras-chave e a melhor experiência do usuário. Mesmo assim, devemos evitar alguns erros que podem comprometer a classificação das páginas.

O artigo de hoje vai te ajudar justamente nisso, mostrando quais são os 5 erros básicos em SEO e como evitá-los. Acompanhe a leitura!

1 - Não publicar conteúdo de valor e com qualidade

O conteúdo é o coração do SEO. Afinal de contas, quando alguém pesquisa por wiper hospitalar, por exemplo, o usuário deseja ir além do preço, mas também conhecer mais sobre o produto, curiosidades e outras informações relevantes.

Por esse motivo, quem não foca na criação de conteúdo relevante acaba cometendo um grave erro de SEO e, até mesmo, prejudicando a classificação da sua página nos buscadores.

Inclusive, muitas pessoas acreditam que basta repetir incansavelmente a palavra-chave ao longo do conteúdo para alcançar um bom rankeamento. Mas isso não é verdade!

O Google considera muito a experiência do usuário e esse tipo de prática é considerada um black hat, ou seja, algo que não contribui com a classificação.

Portanto, é fundamental produzir um conteúdo interessante, que tenha valor para o público e traga informações verdadeiras sobre a temática.

Algumas dicas são:

  • Não copie conteúdo de outro site (prática de plágio);
  • Não foque em informações rasas;
  • Construa um texto que faça sentido para o leitor;
  • Saiba o que seu público está procurando;
  • Não gere conteúdos automáticos, feitos por máquinas.

O ideal é fazer uma pesquisa sobre a sua audiência, antes de começar a produzir conteúdo. Isso irá ajudar no direcionamento das informações e, desse modo, você oferecerá algo que realmente faça sentido para os usuários.

2 - Subestimar a meta descrição

A meta descrição (ou meta description) é um pequeno texto que aparece logo abaixo do título da página nos resultados de busca. Por mais que o Google afirme que ela não é um fator de rankeamento, o recurso é capaz de influenciar sim o usuário.

Até porque, quanto um internauta procura por ponto de ancoragem NR 35, por exemplo, e se depara com um resultado que tenha meta descrição, é bem provável que ele opte por acessar aquele conteúdo, ao invés de uma página sem esse texto.

Nos resultados de busca, quando a meta descrição tem um termo correspondente às palavras que o usuário pesquisou, a expressão fica marcada em negrito. Isso ajuda a chamar a atenção dos leitores, contribuindo para aumentar o tráfego orgânico.

Por esse motivo, é importante verificar se as suas páginas estão configuradas com as metas descrições, contendo informações concisas, objetivas e que ajudam chamar os usuários para o seu conteúdo.

Recomenda-se que a meta description tenha, no máximo, 160 caracteres. Além disso, é importante incluir a palavra-chave principal no texto e, se possível, combiná-la com os termos secundários que também podem aparecer durante uma pesquisa.

3 - Não fazer uma boa linkagem interna

O Google considera como fator de rankeamento a relação que você mantém com outras páginas. Para isso, o buscador avalia a linkagem interna do seu conteúdo, em uma estratégia conhecida como link building.

Por exemplo, quando o seu artigo sobre porta de enrolar automática é citado em vários portais, o Google avalia que o conteúdo tem valor, já que outras pessoas mencionaram você. Ao mesmo tempo, o buscador também observa se você mencionou outros sites.

Isso porque conforme os usuários visitam a sua página, é natural que eles busquem links quando estão gostando do assunto. Por isso, a experiência de leitura é aprimorada quando você traz uma boa linkagem interna.

Sendo assim, investir no link building é fundamental para quem deseja se destacar no SEO e alcançar uma boa classificação no Google.

Contudo, nem sempre as pessoas investem nessa estratégia, focando apenas no conteúdo central, em nosso exemplo, na porta de rolo automatica preço diferenciado, e desconsiderando a presença dos links.

Então, vale a pena buscar um relacionamento mais próximo com outros sites, tanto para receber quanto para fazer menções.

4 - Desconsiderar a experiência de navegação

Já que o Google leva a sério a questão da experiência do usuário, não podemos desconsiderar a questão da navegabilidade e usabilidade do seu site.

Hoje em dia, muitas pessoas usam muito mais os dispositivos móveis do que os desktops. Por esse motivo, o buscador passou a considerar as páginas responsivas ou mobile friendly como mais relevantes para o usuário e, portanto, com melhor classificação.

Pense por um instante: se você está procurando saber mais sobre um laudo ergonômico, mas resolve fazer a busca no seu smartphone, é natural que você queira um site adaptado para a tela menor, ao invés de se deparar com um conteúdo todo desconfigurado.

Fora que os dispositivos móveis crescem cada vez mais. Para termos uma ideia, a estimativa é que em 2025, cerca de 5,8 bilhões de pessoas usem os celulares, o que equivale a quase 71% da população mundial.

As páginas que não são compatíveis com os dispositivos móveis já têm o seu posicionamento afetado, por isso, certifique-se que o usuário terá uma boa experiência de navegação, independentemente da tela. A mesma coisa vale para a velocidade de carregamento.

Se fizermos uma pesquisa sobre arame para solda mig e a página demora muito tempo para abrir, vamos acabar desistindo de ler o conteúdo.

Por isso, verifique a velocidade de carregamento do seu site, evitando colocar imagens muito pesadas, bem como plugins que podem prejudicar a abertura do conteúdo.

Além disso, você deve avaliar se o seu site de hospedagem tem condições para suportar o tráfego de visitantes, sem comprometer a qualidade de navegação.

5 - Não colocar imagens no seu conteúdo

Embora os robôs do Google só leiam códigos e textos, o uso de imagens faz toda a diferença para a experiência do usuário e contribui para melhorar a qualidade do seu conteúdo na internet.

Vivemos em um mundo com forte apelo imagético. Sendo assim, quando procuramos por aço para construção preço acessível, queremos ver uma imagem do produto, além do próprio texto.

Ou seja, as imagens deixam o conteúdo mais rico, favorecendo a experiência do usuário e colaborando com o melhor entendimento dos leitores sobre um determinado tópico.

Além do mais, a sua página tem chance de aparecer na “busca por imagem”, não só nos resultados comuns de pesquisa. Assim, outras pessoas podem conhecer o seu site, aumentando o tráfego orgânico.

Você não precisa ficar limitado apenas às fotos. Outros ativos de marketing também podem contribuir com a melhor leiturabilidade do material, como infográficos, vídeos, animações e, até mesmo, algum recurso interativo.

Contudo, é importante tomar cuidado com o tamanho das imagens, pois isso pode prejudicar a velocidade de carregamento. Então, opte por materiais otimizados e que possam ser vistos em diferentes tamanhos de tela.

Uma dica: caso tenha dificuldade em redimensionar as imagens, busque ajuda de programadores e web designers especializados.

Conclusão

A otimização para os mecanismos de busca, SEO, é uma das estratégias mais populares no marketing digital. Afinal de contas, grande parte do tráfego dos sites é oriundo dos buscadores, com destaque para o Google.

Por essa razão, estar bem posicionado nos resultados de pesquisa é a chance de alcançar notoriedade na internet, com aumento do tráfego orgânico e maiores chances de fechar um negócio, como a venda de produtos ou serviços.

Porém, apesar da eficiência do SEO, muitas pessoas acabam errando a mão na hora de aplicar a estratégia.

Esperamos que o artigo de hoje tenha contribuído com algumas dicas para você melhorar o seu SEO e não cometer erros básicos, mas que prejudicam a sua classificação.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*Todo o conteúdo contido neste artigo é de responsabilidade de seu autor, não passa por filtros e não reflete necessariamente a posição editorial do Portogente.

Deixe sua opinião! Comente!
 

L'Oréal Paris Elseve Óleo Extraordinário

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome