Principais diferenças entre o uso da colcha e do edredom
Detalhes
Rafael
Categoria: Notícias Corporativas
As peças têm funções diferentes no enxoval, mas ambas são importantes para decorar o quarto e aquecer as noites de sono.
Na hora de compor o enxoval de cama, há muitas opções que podem confundir os marinheiros de primeira viagem. Afinal, o mercado apresenta peças diferentes, com funções distintas, mas todas são importantes para o dia a dia da casa.
Indo do básico, como o lençol e a coberta, passando pelo cobre-leito até a capa decorativa para a camadecorativa para a cama, temos a colcha e o edredom, que ajudam a proteger a cama e aquecer o usuário. Contudo, você sabe quais são as funções dessas peças no cotidiano e como escolher a melhor para você?
Edredom
Esta é uma peça grossa, pesada e ideal para ser usada no inverno, principalmente em locais de frio intenso. A parte interna leva camadas de manta acrílica ou lã. Assim, quanto mais fofo, mais quente é o item.
O edredom pode ser liso, estampado, decorado com rendas e babados, encontrado em tecidos como malha de algodão ou materiais sintéticos. Durante o verão, o item tende a ficar guardado em sacos nos armários, protegidos da umidade.
Por ser uma peça grande, é mais difícil higienizá-las em casa, nas máquinas comuns de lavar, por isso, muitas famílias têm apenas um edredom por cama. Ele também tende a ser lavado em lavanderias profissionais, uma a duas vezes por ano.
Para protegê-lo das sujeiras do dia a dia e poder variar a decoração, é possível lançar mão das capas, também conhecidas como duvet, com cores e estampas diferentes.
No inverno, o edredom é usado para substituir o cobertor e aquecer as pessoas durante o sono. Durante o dia, cobre a cama, enfeitando o quarto de maneira prática.
Colcha
Geralmente, a colcha é feita de tecido de algodão, podendo ter tramas variadas, como de abelha, tear ou convencional, com fios trançados. É uma boa opção para o clima de meia estação, como no outono e na primavera, quando os dias são mais quentes e as noites, mais geladinhas.
Essa peça é bem versátil e pode ser usada durante o sono. Quando a função é apenas proteger o corpo, ela tende a ser mais simples. Também é possível encontrar opções mais rebuscadas, com estampas, babados, passa-fitas, etc: é o que chamamos de colcha cobre-leito, usada para decorar o quarto.
Quando tem papel apenas decorativo, a colcha pode ser feita de tecidos sintéticos e, às vezes, até com forro que lembra um plumante siliconado.
Acolchoado
No passado, as colchas eram consideradas peças extremamente elaboradas e tinham grande valor comercial. Em geral, eram costuradas artesanalmente, com três camadas de tecido, sendo a primeira ornamentada com bordados, retalhos e crochê, a segunda de malha de lã, e a última de um tecido mais simples.
Elas também eram chamadas de “acolchoado”, pois, durante a costura das camadas, a peça ficava afofada. Por conta disso, costumava ser bem quente e usada nos dias de frio, substituindo o cobertor.
Dimensões
Tanto a colcha quanto o edredom são peças essenciais no enxoval de cama e podem ser encontrados com tamanhos variados:
solteiro;
casal;
queen;
king,
super king.
É sempre recomendável comprar a peça exatamente do tamanho da cama para que não fique sobrando demais de nenhum lado. Uma colcha ou um edredom queen size em uma cama de casal convencional, por exemplo, fica com muita sobra e acaba arrastando no chão, ou seja, não é prático, nem bonito.
Ainda que o objetivo seja que a roupa de cama esconda a lateral do colchão ou do boxe, o indicado é que ela seja comprada na dimensão do móvel.
*Todo o conteúdo contido neste artigo é de responsabilidade de seu autor, não passa por filtros e não reflete necessariamente a posição editorial do Portogente.