Se você deseja ter uma aposentadoria mais confortável e segura, não deixe de saber o que são os fundos de previdência privada e quais empresas da área mais se destacam entre os contribuintes brasileiros. Comece a investir agora mesmo!
Quando se fala em previdência social, o mais comum é associar essa expressão ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), um órgão público cuja principal função é garantir ao trabalhador brasileiro o direito à aposentadoria e a uma vida mais segura depois que ele para de trabalhar.
Porém, o que muitas pessoas desconhecem é a existência da previdência privada, que tem duas modalidades: aberta e fechada (essa última, também conhecida como fundos de pensão).
A previdência privada, como o próprio nome já indica, funciona como um investimento de aposentadoria à parte do sistema público.
As instituições que capitalizam tais recursos são regulamentadas pela Superintendência de Seguros Privados (Susep), o que garante a segurança dos contribuintes.
Quais são os tipos de previdência privada?
A modalidade aberta de previdência privada é aquela disponível para ser contratada por qualquer pessoa física, através de um plano individual que consiste em manter um fundo que, com o passar do tempo, renderá com juros acumulados.
Já a modalidade fechada de previdência social é gerenciada pelas EFPC (Entidades Fechadas de Previdência Complementar), nas quais empresas ou associações oferecem a possibilidade aos seus trabalhadores de contribuírem com parte de seus salários para terem um plano de aposentadoria privada, além das contribuições padrões ao INSS.
A crescente procura no Brasil
Ultimamente, com a crise da previdência social pública e os impactos econômicos causados pela pandemia do Coronavírus, cada vez mais pessoas estão buscando a previdência privada como uma alternativa para garantir a estabilidade financeira na terceira idade.
Apenas em 2019, os investimentos em aposentadoria privada atingiram a marca de R$ 901,6 bilhões, segundo dados da Federação Nacional de Previdência Privada e Vida (FenaPrevi).
As instituições que gerenciam essas aposentadorias são conhecidas como fundos de previdência privada, podendo ser bancos, seguradoras ou empresas independentes.
Cada uma delas possui planos de contribuição específicos para se adequar às necessidades dos contribuintes.
O que se deve considerar ao escolher um plano privado de aposentadoria?
Quando se decide pela contratação de um plano de previdência privada, não é só o fator da rentabilidade que deve ser levado em conta. A questão do risco financeiro também é importante.
Juntando essas e mais outras variáveis, pode se traçar o perfil do investimento, o que facilita muito na hora da escolha do fundo de previdência privada e do plano de aposentadoria.
Existem três tipos de perfis de fundos de previdência privada:
Perfil conservador: são aqueles com menores riscos possíveis, geralmente com volatilidade abaixo de 0,5% em 12 meses. Costumam ser indicados para quem já está próximo da idade da aposentadoria, mas que deseja ainda guardar um dinheiro a mais para a ocasião.
Perfil moderado: os riscos são maiores do que os do perfil acima, mas, ainda assim, pequenos. A volatilidade fica entre 0,5% e 3% em 12 meses. Recomendado para pessoas que pretendem se aposentar em cerca de 10 anos ou mais.
Perfil arrojado: com volatilidade superior a 3% em 12 meses, esse tipo de perfil de fundo de previdência é indicado para jovens que possam contribuir de forma consistente por muitos anos e assumir riscos.
Os melhores fundos para se investir
Tendo conhecimento do perfil que melhor atende às necessidades do contribuinte, uma pesquisa foi publicada em 2020 na Valor Investe, selecionando os melhores fundos de previdência privada no Brasil.
Consideradas as rentabilidades do ano de 2019, confira abaixo um Top 5 de cada perfil de investimento.
Perfil conservador: melhores colocados com rentabilidade entre 8,49% a 7,03%.
BB PREV CONCEDIDOS TR FI RENDA FIXA CRÉDITO PRIVADO
BB PREV MULTI II FI MULTIMERCADO CRÉDITO PRIVADO
BB PREV PÚBLICO RF FI RENDA FIXA
BB PREV PÚBLICO RF II TR FI RENDA FIXA
PORTO SEGURO CONCEDIDOS FI RENDA FIXA PREVIDENCIÁRIO
Perfil moderado: melhores colocados com rentabilidade entre 15,81% a 14,67%.
ICATU SEG DURATION FI RENDA FIXA
ITAÚ FLEXPREV PRIVATE JURO REAL TARGET 2024 II FIC RENDA FIXA
ITAÚ FLEXPREV PRIVATE JURO REAL TARGET 2024 FIC RENDA FIXA
FLEXPREV ALÍSEOS FI MULTIMERCADO
ITAÚ FLEXPREV JURO REAL TARGET 2024 FIC RENDA FIXA II
Perfil arrojado: melhores colocados com rentabilidade entre 39,45% a 28,49%.
ITAÚ FLEXPREV DUNAMIS FIC AÇÕES
LONG VGBL PREV FI MULTIMERCADO
BOGARI VALUE ICATU PREV FI MULTIMERCADO
ITAÚ FLEXPREV FUTURO 35 FI MULTIMERCADO
FLEXPREV MANET FIC MULTIMERCADO CRÉDITO PRIVADO
Pensando no futuro
Observando os rankings acima, pode se constatar que o Banco do Brasil lidera a colocação dentro do perfil conservador dos fundos de previdência privada.
O Banco Itaú também sai na liderança quando é considerado o perfil moderado. Já na última categoria, há uma disputa entre o Itaú e outras três empresas.
Sabendo de todas essas informações, fica mais fácil realizar um planejamento financeiro a longo prazo para ter uma aposentadoria tranquila e que garanta uma boa qualidade de vida.