Quarta, 01 Mai 2024

Não há como escapar do fato de que os backlinks continuam sendo um dos três principais fatores de classificação do Google e que é improvável que mude tão cedo.

Isso significa que muitos profissionais de marketing e empresários ficam se perguntando como obter backlinks para seus sites. Links de um site para outro são vistos como votos de confiança, e autoridade.

Essa autoridade aumentada pode significar classificações mais altas nas SERPs, garantindo assim ao seu site mais visibilidade e provavelmente muito mais tráfego orgânico. Dito isso, nem todos os links são vistos igualmente pelos olhos do Google, e o tipo errado (links tóxicos) pode prejudicar, ao invés de ajudar, sua classificação.

Como os backlinks são, de certo modo, votos de confiança em seu site, informando aos mecanismos de pesquisa que seu conteúdo é útil e confiável, eles são essenciais para sua estratégia de SEO.

Assim como em uma eleição, quanto mais votos você tiver, melhor será para você. Quanto mais sites com links para o seu site (votação), mais alto ele aparecerá nos resultados dos mecanismos de pesquisa.

Embora a importância dos backlinks não seja nova, eles são mais importantes hoje do que nunca, pois a autoridade de domínio desempenha um papel importante no sucesso do seu site.

Como os backlinks afetam o SEO

O Google e outros motores de busca estão constantemente atualizando seus algoritmos proprietários, mas a única constante tem sido a importância do link building.

Embora o Google seja omisso sobre o que considera importantes fatores de classificação, ele admitiu que os links são um fator de classificação “Top 3”. E estudos da indústria rotineiramente destacam o impacto dos backlinks no SEO, com alguns indo tão longe para chamar os backlinks o fator de classificação de pesquisa "mais importante".

Essencialmente, os backlinks devem:

● Seja editorialmente conquistado

● Vêm de sites autorizados e relevantes para o tópico

● Não foram pagos ou patrocinados (incluindo como resultado de produtos especiais)

Os backlinks certos podem ajudar a turbinar sua estratégia de SEO, e há muitas maneiras de ganhar links excelentes. Mas por onde você começa?

Criação de conteúdo de qualidade

Ao pensar em maneiras de obter backlinks, muitos geralmente começam pensando em táticas grandes e complicadas. Mas uma das maneiras mais eficazes de criar links é com a criação de links de recursos.

Como mencionamos anteriormente, nem todos os backlinks são criados iguais.

Existem dois tipos básicos de backlinks: Links de alta qualidade e links de baixa qualidade.

Assim como a qualidade supera a quantidade com seu conteúdo, o mesmo vale para backlinks.

Na verdade, vamos dar um passo adiante e dizer que um único backlink de alta qualidade pode ter mais impacto do que 1.000 links de baixa qualidade.

Para ter sucesso com essa tática, você precisa identificar onde sua empresa pode agregar valor ao seu público. Em seguida, você precisa criar páginas de grande recurso para que possa obter backlinks de qualidade de autoridades relevantes.

Criação de conteúdo relacionado ao do seu parceiro

O link building quebrado tem tudo a ver com encontrar páginas da Web informativas com links externos para páginas mortas. A autoridade do domínio passa por links. Quanto mais autoridade um site tiver, mais ele poderá passar para o seu.

O Google atribui autoridade a domínios e páginas como uma medida de confiança e isso não deve ser ignorado. O problema é que links de domínios de alta autoridade são difíceis de obter. Mas o esforço adicionado vale a recompensa (mais sobre isso mais tarde).

Em segundo lugar, a autoridade de domínio é o texto âncora. O texto âncora é o texto usado para criar um link para seu site. Se o texto âncora inclui sua palavra-chave alvo para a página, você obtém um impulso adicional.

Há uma correlação direta entre links ricos em palavras-chave e os resultados do mecanismo de pesquisa para essa palavra-chave.

Por exemplo, se você escrever uma postagem de blog sobre o tópico “ pesquisa de palavras-chave ” , você deseja que sites de terceiros usem isso como texto âncora, que é a parte do link que fica visível para o leitor.

No entanto, temos que observar que você pode exagerar nos links de texto âncora (ou seja, link building com chapéu preto sombrio). Graças ao Penguin, uma das atualizações de algoritmo mais significativas do Google em anos, o mecanismo de busca filtra links de palavras-chave excessivamente zelosos automaticamente.

Uma conexão tópica é outra característica importante dos backlinks de alta qualidade. Os links de um site da sua indústria ou nicho são mais poderosos do que outros.

Quando escrevemos sobre o poder do marketing de conteúdo, preferimos ter links de sites relacionados a marketing, ou outros setores relacionados, do que sites sobre ciclismo, por exemplo.

E, finalmente, o aspecto mais importante de um link de retorno de alta qualidade é que ele não é "noFollow". Não seguir é um código usado para dizer aos motores de busca para ignorar os links. As tags de não seguir são poderosas quando usadas corretamente, mas quando se trata de link building, fique longe.

Se você puder identificar links quebrados que apontam para 404 páginas e apresentar um conteúdo alternativo que é tão bom, se não melhor, do que o link original, você pode rapidamente construir alguns links excelentes.

Você precisa ter certeza de que possui um conteúdo semelhante ao que estava inicialmente vinculado (ou estar preparado para criá-lo). Você pode obter um nível razoável de sucesso com essa tática, já que nem os usuários nem o site do qual você deseja um link se beneficiarão com um link para uma página com erro 404. Você está ajudando um webmaster a reduzir os links quebrados em seu site, ao mesmo tempo que sugere uma substituição alternativa, para que eles próprios não tenham que procurar por um. Você pode ler nosso guia sobre Link Building para aprender como usar a tática.

Menções de marca não vinculadas

De menções por jornais online regionais e estações de rádio a análises e referências de produtos, não é incomum que muitas empresas descubram que foram mencionadas na web.

Embora a situação ideal seja que essas menções também direcionam para o seu site, às vezes não. Essas menções são conhecidas como menções de marca não vinculadas.

Mas como você encontra menções de marca desvinculadas e tenta transformá-las em links?

Links de fornecedores

Se você vende produtos de outras pessoas, pode ter uma excelente oportunidade de ganhar vários links realmente confiáveis ​​para o seu site.

Trata-se simplesmente de um fabricante que indica aos usuários os locais onde podem comprar seus produtos. E se você for um vendedor de produtos de um fabricante, você deve estar listado (e vinculado).

Reúna uma lista de todos os seus fornecedores e seus sites e trabalhe um por um para encontrar uma página que lista seus estoquistas.

Encontrou uma página, mas viu que você não está listado?

Provavelmente não é intencional. Fale com quem quer que seja seu contato na empresa, compartilhe a página e pergunte como é o processo para que seu site seja listado e vinculado. Muitas vezes, seu contato pode providenciar isso para você.

Existem tantas táticas diferentes que você pode usar para obter backlinks para seu site. A tática certa para você geralmente depende de como você abordou o link building no passado, em qual setor você opera e o que seus concorrentes estão fazendo.

Mas, ao montar uma estratégia de link building sólida , você pode identificar as táticas mais adequadas para o seu site e recursos e planejar exatamente como vai ganhar sua vantagem competitiva.

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*Todo o conteúdo contido neste artigo é de responsabilidade de seu autor, não passa por filtros e não reflete necessariamente a posição editorial do Portogente.

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